Sumários

O conceito de camada limite

11 março 2019, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Soluções exactas das equações de Navier Stokes. Escoamento de Couette. Arranque impulsivo de uma placa plana. O conceito de camada limite. Estimativas da ordem de grandeza dos termos das equações de Navier-Stokes em escoamento bidimensional.


Escoamento de um fluido incompressível viscoso. Equações de Navier-Stokes

7 março 2019, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Escoamento de um fluido incompressível viscoso. Descrição do escoamento. Forças mássicas e forças de superfície. Movimento do fluido na vizinhança de um ponto. Taxa de deformação. Teorema de transporte de Reynolds. Equações de conservação da massa e de quantoidade de movimento. Relações constitutivas para um fluido Newtoniano. Equações de Navier-Stokes par um fluido incompressível de viscosidade constante. Condições de fronteira.


Movimento de um corpo em ondas

6 março 2019, 13:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Exemplo de aplicação: corpo esférico ancorado. 

Movimento de um corpo em ondas. Arfagem de uma bóia. Ensaio à escala de modelo. Resposta de uma bóia a uma onda incidente. 


Força sobre corpos em aceleração

28 fevereiro 2019, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Problema de cavitação.

Força sobre um corpo em aceleração. O caso do cilindro circular. O conceito de massa virtual. Libertação de vórtices. Número de Strouhal. Problema de aplicação.


Superfícies Sustentadoras. Cavitação

27 fevereiro 2019, 13:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Superfícies Sustentadoras. Sustentação e resistência de superfícies sustentadoras. Interpretação das características de sustentação e resistência de superfícies sustentadoras. Ensaios com modelos reduzidos.  Porblema de aplicação para um naviio "Hydrofoil". Cavitação. Descrição do fenómeno. Vários tipos de cavitação.  Número de cavitação. Início de cavitação. Apresentação de filmes. Efeito na sustentação e resistência.