Sumários

Teoria da Linha Sustentadora (2)

14 maio 2014, 13:00 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Solução da equação da linha sustentadora de Prandtl. Método de Glauert. Asas de resistêencia induzida mínima. Distribuição elíptica de circulação. Efeito do alongamento na sustentação e resistência induzida. Fórmulas de Prandtl.


Teoria da linha sustentadora

12 maio 2014, 13:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Teoria da linha sustentadora para asas de envergadura finita. Modelo de vórtices. Enrolamento da folha de vórtices e vórtices de extremidade. Teoria linear. Velocidade induzida pele folha de vórtices. Ângulo de ataque induzido. Sustentação e resistência induzida. Equação integro-diferencial de Prandtl para a linha sustentadora.

Problema de aplicação para umperfil de Joukowski simétrico.


Perfis de Joukowski

8 maio 2014, 14:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Transformação de Joukowski. Perfis de Joukowski. Casos particulares: perfil simétrico, perfil assimétrico. Distribuição de velocidade. Distribuição de pressão. Sustentação. Força de sucção no bordo de ataque. Ângulo de atque ideal. Efeitos da curvatura e espessura. Exercícios sobre perfis. Efeitos da viscosidade.


Perfis de Joukowski

7 maio 2014, 13:00 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Transformação de Joukowski. Perfis de Joukowski. Casos particulares: Placa plana, perfil em arco de círculo. Distribuição de velocidade. Distribuição de pressão. Sustentação. Força de sucção no bordo de ataque. Ângulo de ataque ideal.


Teste. Superfícies sustentadoras

5 maio 2014, 13:30 José Alberto Caiado Falcão de Campos

Teste de escoamento potencial.

Superfícies sustentadora. Introdução. Geometria da asa e de perfis alares. Geração de circulação. Condição de Kutta.