Programa

Gestão

Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada e Computação

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Programa

Parte I 1. Introdução à Gestão. 2. Organizações e Recursos Humanos — 2.1 Cultura, ética e estrutura das organizações. 2.2 Gestão de Recursos Humanos. 3. O Ambiente Económico — 3.1 Conceitos gerais. 3.2 Macroeconomia: Agentes económicos e fluxos económicos; Variáveis macroeconómicas; Economia de mercado e envolvente macroeconómica; O contexto da União Económica e Monetária. 3.3 Microeconomia: Mercados, Procura e Oferta; Economias de Escala, de Gama e de Experiência; Estruturas de mercado; O Papel do Estado. 4. A Informação Financeira — 4.1 Organização da informação financeira: papel e fundamentos da Contabilidade; 4.2 O Balanço e a Demonstração de Resultados; 4.3 Noções básicas de custeio; 4.4 Análise de Rácios Económico-financeiros 4.5. Análise custo-volume-resultado. Parte II 5. Análise de Projetos de Investimento — 5.1 Como calcular valores atuais e futuros: Capitalização e atualização; Inflação e taxas reais; Taxas de juro nominais e efetivas; Anuidades e perpetuidades. 5.2 Análise da rentabilidade de projetos de investimento: Cash-Flows; Taxa de atualização; Valor Atual Líquido; Taxa Interna de Rendibilidade; Período de Recuperação do Investimento; Índice de Rendibilidade. 6. Gestão Estratégica — 6.1 Introdução: o processo de formulação e execução da estratégia. 6.2 Análise da situação: Análise externa — envolventes geral e transacional; Análise Interna; Matriz SWOT. 6.3 Formulação da Estratégia: Estratégia ao nível corporativo; Estratégia ao nível do negócio; Estratégia ao nível funcional e operacional. 7. Marketing — 7.1 Introdução: conceitos fundamentais; comportamento do consumidor. 7.2 Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP). 7.3 Marketing Mix: Produto; Preço; Promoção/Comunicação; Distribuição