Planeamento

Aulas Teóricas

Semana 1

0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina.

1. A Gestão e a evolução das teorias da gestão

Semana 1

0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina.

1. A Gestão e a evolução das teorias da gestão

Semana 2

2.-O ambiente global.

Componentes do meio envolvente global (externa e transaccional).

O ambiente económico.

Expansão da economia e comércio mundial.

Semana 2

2.-O ambiente global.

Componentes do meio envolvente global (externa e transaccional).

O ambiente económico.

Expansão da economia e comércio mundial.

Semana 3

2-A empresa como organização: Ambiente Interno, Planeamento,

Estruturas Organizacionais, Papel da ética e responsabilidade social

Semana 3

2-A empresa como organização: Ambiente Interno, Planeamento,

Estruturas Organizacionais, Papel da ética e responsabilidade social

Semana 4

3-Liderança e Estilos de Liderança

3-Motivação; Gestão de Recursos Humanos

Semana 4

3-Liderança e Estilos de Liderança

3-Motivação; Gestão de Recursos Humanos

Semana 5

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.

Semana 5

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.

Semana 6

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Sistemas de Informação e Tecnologia.

Semana 6

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Sistemas de Informação e Tecnologia.

Semana 7

5. Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor.

Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.

Semana 7

5. Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor.

Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.

Semana 8

5. Marketing-Mix-Produto, Preço, Distribuição, Comunicação.

Semana 8

5. Marketing-Mix-Produto, Preço, Distribuição, Comunicação.

Semana 9

6. Mercados e Informação Financeira

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

Semana 9

6. Mercados e Informação Financeira

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

Semana 10

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro

Semana 10

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 11

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 11

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 12

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 12

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 13

7. Análise de Projectos de investimento

7.1 A dimensão temporal e o cálculo financeiro;

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

Semana 13

7. Análise de Projectos de investimento

7.1 A dimensão temporal e o cálculo financeiro;

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

Semana 14

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

7.3 A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento

Semana 14

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

7 .3 A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento