Planeamento
Aulas Teóricas
Semana 1
0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina.
1. A Gestão e a evolução das teorias da gestão
Semana 1
0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina.
1. A Gestão e a evolução das teorias da gestão
Semana 2
2.-O ambiente global.
Componentes do meio envolvente global (externa e transaccional).
O ambiente económico.
Expansão da economia e comércio mundial.
Semana 2
2.-O ambiente global.
Componentes do meio envolvente global (externa e transaccional).
O ambiente económico.
Expansão da economia e comércio mundial.
Semana 3
2-A empresa como organização: Ambiente Interno, Planeamento,
Estruturas Organizacionais, Papel da ética e responsabilidade social
Semana 3
2-A empresa como organização: Ambiente Interno, Planeamento,
Estruturas Organizacionais, Papel da ética e responsabilidade social
Semana 4
3-Liderança e Estilos de Liderança
3-Motivação; Gestão de Recursos Humanos
Semana 4
3-Liderança e Estilos de Liderança
3-Motivação; Gestão de Recursos Humanos
Semana 5
4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.
Semana 5
4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.
Semana 6
4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Sistemas de Informação e Tecnologia.
Semana 6
4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Sistemas de Informação e Tecnologia.
Semana 7
5. Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor.
Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.
Semana 7
5. Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor.
Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.
Semana 8
5. Marketing-Mix-Produto, Preço, Distribuição, Comunicação.
Semana 8
5. Marketing-Mix-Produto, Preço, Distribuição, Comunicação.
Semana 9
6. Mercados e Informação Financeira
6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.
Semana 9
6. Mercados e Informação Financeira
6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.
Semana 10
6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro
Semana 10
6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.
Semana 11
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.
Semana 11
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.
Semana 12
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.
Semana 12
6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.
Semana 13
7. Análise de Projectos de investimento
7.1 A dimensão temporal e o cálculo financeiro;
7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento
Semana 13
7. Análise de Projectos de investimento
7.1 A dimensão temporal e o cálculo financeiro;
7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento
Semana 14
7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento
7.3 A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento
Semana 14
7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento
7 .3 A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento