Planeamento

Aulas Teóricas

Semana 1-Aula1

0.Introdução: Objectivos a atingir na disciplina.

1.A Gestão

Semana 1-Aula 2

1. A Gestão e a evolução das teorias da gestão

Semana 2-Aula 3

2.-O ambiente global/Contexto económico, Social, Tecnológico, …

Semana 2-Aula 4

2.-O ambiente Global/ Contexto próximo (task environment)

Semana 3-Aula 5

2-A empresa como organização: Ambiente Interno, Planeamento, Estruturas Organizacionais

Semana 3-Aula 6

2-A empresa como organização - Papel da ética e responsabilidade social

Semana 4-Aula 7

3-Liderança e Estilos de Liderança

Semana 4-Aula 8

3-Motivação; Gestão de Recursos Humanos

Semana 5-Aula 9

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.

Semana 5-Aula 10

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Estratégia, Modelos de Análise; Cadeia de Valor.

Semana 6-Aula 11

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Inovação, Empreendedorismo.

Semana 6-Aula 12

4. Gestão dos processos e operações e o posicionamento estratégico-Gestão de Sistemas de Informação e Tecnologia.

Semana 7-Aula 13

5. Marketing-Conceitos Fundamentais e Comportamento do Consumidor

Semana 7-Aula 14

5. Marketing-Segmentação, Escolha de mercados-alvo, Posicionamento.

Semana 8-Aula 15

5. Marketing-Mix-Produto, Preço.

Semana 8-Aula 16

5. Marketing-Mix: Distribuição, Comunicação.

Semana 9-Aula 17

6. Mercados e Informação Financeira

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

Semana 9-Aula 18

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

Semana 10-Aula 19

6.1 Mercados: Procura e oferta. Estrutura de mercado; Tipos de custos.

Semana 10-Aula 20

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 11-aula 21

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 11-Aula 22

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 12-aula 23

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 12-Aula 24

6.2 Informação financeira: Objectivo; Principais conceitos; Mapas contabilísticos relevantes; Análise financeira; Relação custo-volume-lucro.

Semana 13-Aula 25

7. Análise de Projectos de investimento

7.1 A dimensão temporal e o cálculo financeiro

Semana 13-Aula 26

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

Semana 14-Aula 27

7.2 Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento

Semana 14-Aula 28

7.3 A organização de um estudo de avaliação de um projecto de investimento