Sumários
Alinhamento de sequências
6 março 2008, 09:30 • Ana Teresa Correia de Freitas
Alinhamento simples de sequências de DNA e proteinas. Funções de mérito. Matrizes PAM e BLOSUM.
Algoritmos de alinhamento simples, global e local.
Exploração de bases de dados biológicas
5 março 2008, 12:30 • Leonilde Morais Moreira
Utilizaram-se duas bases de dados biológicas (www.ncbi.nlm.nih.gov e www.expasy.ch) para a prendizagem e utilização de ferramentas várias que permitem o estudo de sequências de nucleótidos e aminoácidos. Entre outras demonstrou-se a pesquisa de grelhas de leitura aberta numa determinada sequência, pesquisa de homologia (blastn, blastx, blastp), e a previsão da localização celular, topologia e estrutura secundária de proteínas.
Exploração de bases de dados biológicas
3 março 2008, 12:30 • Leonilde Morais Moreira
Utilizaram-se duas bases de dados biológicas (www.ncbi.nlm.nih.gov e www.expasy.ch) para a prendizagem e utilização de ferramentas várias que permitem o estudo de sequências de nucleótidos e aminoácidos. Entre outras demonstrou-se a pesquisa de grelhas de leitura aberta numa determinada sequência, pesquisa de homologia (blastn, blastx, blastp), e a previsão da localização celular, topologia e estrutura secundária de proteínas.
Estratégias para a sequenciação de genomas
28 fevereiro 2008, 09:30 • Leonilde Morais Moreira
Foram descritas as duas técnicas de sequenciação mais utilizadas (sequenciação cíclica baseada no método de Sanger e a pirosequenciação), bem como comparar a quantidade de informação que podem gerar. Explicaram-se as duas principais estratégias para sequenciar genomas completos, sendo elas o shotgun clone a clone e o shotgun do genoma total. Foram discutidas as vantagens e limitações de cada uma delas. Por fim descreveu-se os passos posteriores à sequenciação e que são a ordenação das sequências, pesquisa de genes e sua anotação.
Apresentação
26 fevereiro 2008, 09:00 • Isabel Sá-Correia
Foram apresentados os objectivos da disciplina e a regras de funcionamento. Foram apresentados is 13 diferentes mini-projectos a realizar em grupo (de 3-4) pelos alunos.