Ambiente de Desenvolvimento

Nas aulas de FP podemos trabalhar em ambiente Microsoft Windows ou em ambiente Unix-like. Os computadores disponíveis nos laboratórios têm em geral uma distribuição de Linux instalada, em que os ficheiros de cada utilizador são guardados num sistema de armazenamento central ao IST e, portanto, os ficheiros de cada utilizador estão disponíveis de forma transparente em qualquer computador nos laboratórios ou em qualquer servidor integrado neste sistema. Os computadores disponíveis nos laboratórios têm também em geral Microsoft Windows instalado e os ficheiros de cada utilizador são armazenados centralmente neste mesmo esquema.

Acesso aos computadores nos laboratórios

Para que um utilizador do IST consiga aceder aos computadores nos laboratórios, e também aos servidores disponíveis, deverá activar pelo menos os serviços de afs e shell no self service da DSI.

Depois de activar estes serviços, o utilizador do IST passa a ter acesso aos computadores nos laboratórios em qualquer dos sistemas operativos, e ainda acesso a um serviço de shell remoto. Para aceder a este serviço a partir do nosso computador pessoal basta utilizar um cliente de ssh e um cliente de sftp. Este último permitirá aceder aos ficheiros que temos na área pessoal no sistema AFS.

Num ambiente Unix-like, seja uma distribuição de Linux ou um ambiente OS X, temos em geral um cliente de ssh sempre disponível, o comando ssh. No caso de termos um ambiente Microsoft Windows podemos utilizar o PuTTY. No que diz respeito a clientes de sftp, em ambientes Unix-like podemos utilizar os comandos scp e/ou sftp. No entanto, em ambiente Microsoft Windows, em que estes comandos não estão em geral disponíveis, ou se preferirmos utilizar um cliente com interface gráfica em ambientes Unix-like, podemos utilizar por exemplo a ferramenta FileZilla. Na realidade existem inúmeras alternativas para estes clientes e a escolha recai normalmente sobre preferências pessoais.

Exemplo com acesso remoto:

Neste exemplo vamos utilizar o servidor sigma.ist.utl.pt, mas poderíamos igualmente utilizar o servidor nexus.rnl.ist.utl.pt.

[alberto@exodus ~]$ ssh ist90700@sigma.ist.utl.pt
ist90700@sigma.ist.utl.pt's password:
ist90700@sigma04:~$ python3.5
Python 3.5.3 (default, Jul  9 2020, 13:00:10)
[GCC 6.3.0 20170516] on linux
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> print("Olá mundo!")
Olá mundo!
>>>
# Ctrl-D to exit
ist90700@sigma04:~$ cat > ola.py << 'EOF'
print("Olá mundo!")
EOF
ist90700@sigma04:~$ python3.5 ola.py
Olá mundo!
ist90700@sigma04:~$ nano ola.py
# Ctrl-X to exit
ist90700@sigma03:~$ logout
Connection to sigma.ist.utl.pt closed.
[alberto@exodus ~]$

Ainda que a utilização dos clientes anteriores nos permita aceder a computadores de laboratório e servidores em que existem todas as ferramentas necessárias a FP, podemos também optar por instalar essas ferramentas no nosso computador.

Instalação do Python em computador próprio

Caso optemos por instalar Python (>= 3.5) no nosso computador, o processo depende do sistema operativo da máquina onde se deseja instalar:

• Microsoft Windows: descarregar o ficheiro de instalação e seguir as instruções. Atenção à escolha certa de 32 ou 64 bits. Marcar as opções "Add Python 3.5 to PATH" ou "Add Python to your environment variables" na altura da instalação;
  • Mac OS X: descarregar o ficheiro de instalação e seguir as instruções.
  • Linux: em quase todas as distribuições de Linux, o Python encontra-se já instalado. Podem verificar a versão instalada executando python3 --version num terminal. Se for preciso instalar, utilizar o gestor de pacotes das distribuição de Linux correspondente (apt, zypper, etc.)
Devem usar as versões corretas do Python, pois o código apresentado é compatível com esta versão e pode não ser compatível com outras. Para além disso a versão 3.5 é a que será usada na avaliação dos trabalhos individuais e do projeto.

Ambientes de desenvolvimento integrados e editores

Existem muitas opções de ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) de grande qualidade para Python, sendo a escolha de um ou de outro uma questão de preferência pessoal. Em FP recomendamos um dos seguintes:Os dois oferecem ferramentas de edição, depuração, interface com o interpretador, etc. Para além destas ferramentas poderemos utilizar um editor de texto. Qualquer editor de texto serve para o que pretendemos. Sugerimos que quem opte por trabalhar remotamente num dos servidores e que não tenha experiência com editores de texto mais avançados, utilize o editor de texto nano. Para quem deseje instalar no computador próprio um editor de texto independente do IDE, recomendamos o Sublime Text.

Jupyter Notebook

O Jupyter Notebook é uma aplicação web de código aberto que permite criar documentos que contêm código, equações, visualizações e texto descritivo. Os apontamentos das aulas teóricas de FP estão criados com o Jupyter Notebook. Para instalar o Jupyter Notebook num computador é preciso executar o seguinte comando no Terminal (Mac/Linux) ou Linha de Comandos (Windows):

[alberto@exodus ~]$ pip install notebook
Para correr o Jupyter notebook basta com escrever o seguinte comando a seguir:
[alberto@exodus ~]$ jupyter notebook