Movimento do foguete

A pedido de alguns alunos, é disponibilizada aqui a análise do movimento vertical de um foguete no campo gravítico próximo (aceleração da gravidade constante). Deduzem-se as expressões da velocidade e da aceleração do foguete, em função da massa inicial, da velocidade de escape dos gases e da taxa a que o combustível é consumido. As expressões só se aplicam entre o instante do lançamento e o instante em que acaba o combustível.

Movimento do foguete

Exame tipo

Este enunciado destina-se apenas à auto-avaliação. As perguntas dos exames poderão versar outros assuntos que não são cobertos neste enunciado

Resolução do 1º Exame