Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

O objectivo desta Unidade Curricular é abordar os conceitos teóricos, as ferramentas de cálculo básicas e o estado-da-arte relativos à interacção forte, e treinar as competências para a investigação na área. Pretende-se que o estudante se familiarize com o Modelo de Quarks, secções eficazes para a dispersão protão-protão e para a dispersão electrão-protão profunda com grande momento transferido, factores de forma e funções de estrutura dos bariões e mesões, Cromodinâmica Quântica, (Lagrangeano, constante de acoplamento, QCD perturbativa e QCD na rede). PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter co-nhecimentos prévios de Electrodinâmica Clássica, Mecânica Quântica I e II, Física de Partículas, Física Nuclear, Teoria de Campo.