Instruções para aulas de laboratório

1. OS TURNOS DE LABORATÓRIOS SÂO OBRIGATÓRIOS
A não presença nos turnos implica a não avaliação desta componente, e portanto da unidade curricular.

2. O trabalho de laboratório será realizado por grupos de 3 alunos.
Em cada turno, os grupos serão definidos no início da primeira aula presencial de laboratório.

3. As aulas de laboratório têm início à hora marcada.
Os alunos devem ser pontuais, respeitando os colegas de grupo, a fim de poderem realizar o trabalho de laboratório dentro do horário previsto.

4. As situações que impeçam a comparência nos turnos de laboratório serão tratadas individualmente, e terão que ser devidamente justificadas através de documento válido.
Os alunos devem informar por email o docente do turno de laboratório, de preferência pelo menos 24h antes do turno de laboratório.

5. Os guias de laboratório estão disponíveis aqui

6. As fichas de registo laboratorial e o relatório laboratorial estão disponíveis aqui.
A estes documentos podem ser juntas outras folhas, gráficos, etc., julgados necessários para completar o trabalho.

7. Os alunos devem ler o guia e o relatório antes da realização de cada trabalho, de forma a compreender o objetivo e o conceito da medição.
Aconselha-se também a analisarem todos os materiais de apoio disponibilizados na página da cadeira (folhas de análise dados, vídeos, etc...).
No início da aula terá lugar uma breve discussão com os alunos sobre o trabalho a realizar.

Caso seja patente que os alunos não prepararam devidamente o trabalho, o docente decidirá se podem ou não realizar as tarefas.

8. Nos casos em que o docente decida por uma entrega não digital da ficha de registo e do relatório, os alunos devem comparecer nos turnos com estes documentos impressos.

9. Na primeira aula de cada trabalho, cada grupo preenche uma ficha de registo laboratorial que deve entregar ao docente no fim da aula (em papel ou via Fénix).
No caso de entrega em papel, os alunos devem antes tirar fotografias da ficha de registo (aconselha-se que todos os elementos do grupo o façam), para efetuarem posteriormente a analise de dados com vista à elaboração do relatório do trabalho.

10. No final da segunda aula de cada trabalho, cada grupo deve entregar ao docente o relatório laboratorial (em papel ou via Fénix).

11. A falta de indicação da unidade de medida numa quantidade física mencionada no relatório será considerada como erro grave na avaliação.

12. O nível de clareza, ordem e síntese na apresentação de resultados, comentários e conclusões serão também critérios usado na avaliação.

13. Os alunos devem deixar as montagens completas e correctamente montadas no final de cada aula, tal como as encontraram.