Objectivos
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial
Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica
Compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócios de base tecnológica. Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia e dos recursos necessários para a sua comercialização. Conhecer os procedimentos necessários à proteção da propriedade intelectual da tecnologia que suporta a ideia de negócio. Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio. Definir o modelo de comercialização a adotar licenciamento, parceria e/ou criação de empresa. Identificar fontes de financiamento. Compreender o papel da equipa e identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia. Conhecer os aspetos organizacionais relativos às atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços. Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.
Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Pretende-se que os alunos e alunas sejam capazes de: (1) Compreender o processo de detecção e análise de oportunidades de negócios de base tecnológica. (2) Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia e dos recursos necessários para a sua comercialização. (3) Conhecer os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual da tecnologia que suporta a ideia de negócio. (4) Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio. (5) Definir o modelo de comercialização a adoptar: licenciamento, parceria e/ou criação de empresa. (6) Identificar fontes de financiamento. (7) Compreender o papel da equipa e identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia. (8) Conhecer os aspectos organizacionais relativos às actividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços. (9) Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.