Métodos de Avaliação

A disciplina de Electrotecnia Teórica adota um sistema de avaliação contínua que obedece ao “Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências" aprovado pelo Conselho Pedagógico em 26 de março de 2010 e revisto em 4 de julho de 2013.

A avaliação contínua engloba duas componentes: Laboratorial e Teórico/Prática:

a) Laboratório (com relatórios efetuados em grupo fora das aulas).

b) Dois testes efetuados durante o período letivo.

Os alunos que não compareçam a um dos testes ou, comparecendo, tenham reprovado nos mesmos, poderão fazer a repetição dos testes.

Em todas as provas de avaliação, por razões logísticas, será requerida inscrição prévia no sistema FENIX.

Componente laboratorial obrigatória (periodicidade quinzenal):

Consta de cinco trabalhos laboratoriais (4 obrigatórios) efetuados em grupo (presencialmente por 2 alunos no máximo e remotamente pelos outros 2 alunos no máximo) com 2 horas de duração, nas quais se inclui uma parte prática relacionada com o dimensionamento, uma parte experimental correspondente à execução do trabalho feita na aula, e uma parte final dedicada à elaboração do relatório do trabalho.

A classificação obtida na componente laboratorial NL (que tem de ser positiva) contribui para a classificação final com um peso de 25%.

As classificações de laboratório obtidas num dado semestre permanecerão válidas durante dois anos letivos. No presente semestre, as classificações de laboratório mais antigas ainda válidas são aquelas que foram obtidas no 1º semestre de 2018/2019.

Testes (sem consulta):

Consta de 2 testes escritos, com a duração de 1,5 horas.

O primeiro teste, cobrindo a matéria lecionada até ao 5º Capítulo (inclusive), ocorrerá a 18 de novembro de 2020 com início pelas 20 horas (classificação NT1) (data da repetição 02/02/2021 com início pelas 08:00 horas)

O segundo teste, cobrindo a matéria toda, ocorrerá a 17 de dezembro de 2020 com início pelas 20:00 horas (classificação NT2) (data da repetição 02/02/2021 com início pelas 15:00 horas).

A classificação resultante dos dois testes, obtida através de NT = (NT1 + NT2)/2, tem de ser superior ou igual a 9,5 valores (onde NT1 é a classificação de maior valor entre o 1º teste e a respetiva repetição e NT2 é a classificação de maior valor entre o 2º teste e a respetiva repetição).

Classificação final (CF):

Fórmula de cálculo da classificação final, em caso de aprovação, isto é, para NL>=9,5 e NT>=9,5: CF = (NT*3+NL)/4.

Melhorias de nota:

Desde que autorizados pela Secretaria do IST, os alunos que já tenham sido aprovados, e que desejem fazer melhoria de nota, poderão fazê-lo, bastando para tal comparecer aos testes. A classificação final (CF) será obtida usando a fórmula de cálculo acima (para NT>=9,5), onde NL corresponde à nota de laboratório obtida anteriormente.