Sumários

T17b

26 abril 2019, 11:00 Vitor Malo Machado

Noção de transformador ideal: transformador de correntes; transformador de medida; transformador de impedâncias; interpretação energética do transformador ideal. Impedância do transformador real. Carácter desmagnetizante e magnetizante da influência do secundário sobre o primário. Esquema equivalente do transformador: escolha do esquema equivalente por escolha da relação de transformação do transformador ideal; esquemas fisicamente realizáveis; validade no domínio do tempo; esquema equivalente referido ao primário.

T17a

26 abril 2019, 08:00 Vitor Malo Machado

P4a

23 abril 2019, 15:00 Vitor Malo Machado

Resolução de problemas sobre circuitos em regime forçado sinusoidal: Circuito indutivo RL em paralelo com C. Compensação do fator de potência.

T16b

23 abril 2019, 11:00 Vitor Malo Machado

Ressonância em circuitos em regime forçado sinusoidal: interpretação energética. Particularização para o circuito RLC série: condição de ressonância; impedância mínima e valor máximo do valor eficaz da corrente na situação de ressonância; factor de qualidade - definição energética. Sintonia e selectividade do circuito RLC série: funcionamento com parâmetro (condensador) variável e com frequência variável. Pontos de meia potência, filtro passa-banda e largura de banda. Circuitos com ligação magnética - transformador monofásico. Equações em valores instantâneos. Caso linear: equações vectoriais em regime forçado sinusoidal. Noção de transformador perfeito: transformador de tensões.

T16a

23 abril 2019, 09:30 Vitor Malo Machado