Sumários

17ª Aula Teórica

15 novembro 2012, 15:30 Vitor Malo Machado

Impedância do transformador real. Carácter desmagnetizante e magnetizante da influência do secundário sobre o primário. Esquema equivalente do transformador: validade no domínio do tempo; escolha do esquema equivalente por escolha do relação de transformação do transformador ideal; esquemas fisicamente realizáveis. Esquema equivalente referido ao primário. Regimes transitórios em sistemas lineares passivos em regime quase-estacionário (circutios de parâmetros concentrados passivos): descrição através de equações diferenciais ordinárias lineares de coeficientes constantes - sua resolução: regime livre e forçado.

16ª Aula Teórica

13 novembro 2012, 15:30 Vitor Malo Machado

Operador impedância de um circuito linear a funcionar em regime forçado sinusoidal. Resistência equivalente e reactância. Dependência com a frequência. Admitância. Ressonância. Interpretação energética. Particularização para o circuito RLC série: condição de ressonância; impedância mínima e valor máximo do valor eficaz da corrente na situação de ressonância; factor de qualidade - definição energética. Circuitos com ligação magnética - transformador monofásico. Equações em valores instantâneos. Caso linear: equações vectoriais em regime forçado sinusoidal. Noção de transformador ideal: transformador de tensões, de correntes e de impedâncias; interpretação energética do transformador ideal.

4ª Aula de Problemas

12 novembro 2012, 13:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Resolução de um problema de circuitos em regime forçado alternado sinusoidal (circuito RL em paralelo com C).

4ª aula de laboratório

9 novembro 2012, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves