Competências Transversais

Engenharia Química e Sociedade

Licenciatura Bolonha em Engenharia Química

Componente de Competências Transversais

Ao longo do curso, os alunos têm que desenvolver competências de leitura científica para pesquisar o assunto que é alocado a cada grupo. São também incentivados a desenvolver o pensamento crítico na recolha, análise e organização das informações. Os projetos são desenvolvidos em grupos tipicamente com 4 alunos como uma forma de melhorar as suas capacidades de trabalho e gestão em grupo. Há ainda treino específico para comunicação oral e escrita - este curso desenvolveu uma colaboração com o Núcleo de Desenvolvimento Académico do IST para, além da ajuda técnica fornecida pelos docentes, também se desenvolverem competências de apresentação e escrita, com a ajuda do grupo com formação em ciências sociais e de comunicação. Tendo em conta os tópicos abordados, espera-se igualmente que os alunos desenvolvam consciência ética e social, voltada para uma ação responsável e sustentável dos engenheiros.