Regras para o funcionamento remoto das repescagens

26 janeiro 2021, 12:22 Carlos Caleiro

1- Todos os alunos inscritos terão de garantir que o seu email de contacto disponibilizado no fenix está operacional; alguns minutos antes do início da prova serão enviados a cada aluno, para este email, os links para acesso aos enunciados.

2- Todos os alunos submeterão no fenix antes do início da prova, no projecto Repescagens, declaração pessoal manuscrita, datada e assinada, de que concordam com estas regras e as respeitarão, sob compromisso de honra, que deve ser fotografada ou digitalizada juntamente com cartão de identificação de aluno com foto (o ficheiro deve denominar-se "compromisso"). O texto deve ser:

"Declaro por minha honra que resolvi os mini-testes sem consulta, de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio com qualquer pessoa ou com qualquer repositório de informação, físico ou virtual. Declaro também que aceito as regras para a realização das provas de avaliação remotas."

3- Cada aluno estará ligado por Zoom à sessão divulgada no separador Ligações Remotas da página da disciplina, onde terá de autenticar-se com as suas credenciais do fenix, usando a câmara do telemóvel, durante toda a duração de cada um dos mini-testes que deseja repescar (pode no entanto desligar-se da sessão no decorrer de um mini-teste que não queira repescar, voltando a ligar-se mais tarde). Uma vez que o telemóvel se deverá manter ligado durante toda a prova, poderá ser necessário tê-lo ligado a uma fonte de alimentação.

4- A câmara do telemóvel deve estar orientada por forma a captar não só o aluno mas também o seu ambiente de trabalho, e o écran do computador onde irá visualizar os enunciados e resolver os mini-testes (vide aqui e aqui).

5- Na mesa onde irá realizar a prova, apenas poderá haver papel, canetas, o cartão de identificação e ocomputador de trabalho. O som deve estar desligado mas o aluno deverá estarcontactável através do sistema áudio, o qual deverá poder ser accionado pelo docente fazendo unmute, casoseja necessário. Durante a prova, poderá ser pedido para o aluno mostrar, com a câmara, a sala onde está.Não é permitida a utilização de auscultadores durante a prova.

6- A repescagem, a iniciar às 08:00, terá 5 rondas de 30 minutos cada, com pequenos intervalos entre elas. No início de  cada ronda será comunicada no chat da sessão Zoom a password que decifra o enunciado dessa ronda com a qual o aluno poderá aceder ao enunciado da respectiva ronda através do link previamente recebido, e cuja resolução deverá submeter até 30 minutos depois (poderá haver alguns minutos de tolerância).

7- A submissão das respostas será feita no fenix, no projecto Repescagens, dentro do prazo estipulado para cada ronda; a resolução de cada mini-teste de repescagem será necessariamente feita num Notebook ipython e submetida em formato ipynb num ficheiro denominado "repmtx.ipynb" onde x é o número do mini-teste em causa ("repmt1.ipynb" para o primeiro mini-teste, etc).

8- A ordem dos mini-testes é aleatória, diferindo de aluno para aluno, pelo que é possível receber, por exemplo, o mini-teste 5 na primeira ronda (caso em que a resolução a entregar no final da primeira ronda deverá denominar-se "repmt5.ipynb").

9- Os alunos que não possam, ou não queiram, sujeitar-se a estas regras deverão comunicá-lo antecipadamente aos responsáveis da disciplina, ficando sujeitos exclusivamente a avaliação oral individual (a calendarizar).

10- Em caso de fraude, ou sua tentativa, a prova será anulada e a situação passível de procedimento disciplinar será reportada aos órgãos competentes do IST. Caso ocorra alguma anomalia durante a realização da prova o(s) aluno(s) envolvido(s) poderão, se necessário, contactar os docentes por email, podendo ficar sujeitos a avaliação oral individual em caso de anomalia grave.

11- Sempre que seja julgado pertinente, o corpo docente poderá chamar para esclarecimento oral individual qualquer dos alunos participantes da prova.

12- Dúvidas que possam surgir durante a realização da prova serão esclarecidas exclusivamente através do chat da sessão Zoom.

13- Alunos com necessidades educativas especiais terão apenas de submeter todas as respostas até 3h depois do início da prova.

14- Aconselha-se a consulta cuidadosa do portal SARTRE do IST (https://sartre.tecnico.ulisboa.pt).