Regras de funcionamento dos laboratórios de EO

17 setembro 2020, 15:37 Joao Duarte Fonseca

Os laboratórios de Electromagnetismo e Ótica consistem em três trabalhos que se realizarão na sala C01 nas seguintes semanas:

* 5-9 de Outubro, experiência da lei de Ohm.

* 2-6 de Novembro, experiência do campo magnético.

* 30 de Nov-4 de Dezembro, experiência de ótica.

Os guias e os relatórios estão disponíveis no Fênix, assim como as normas de segurança no laboratório. Atenção: O guia tem um conjunto de tarefas para cada grupo realizar ANTES da sessão de Laboratório, sem as quais não é possivel aceder ao Laboratório.
Para realizarem os laboratórios de Electromagnetismo e Óptica, os alunos têm obrigatoriamente de se inscrever através do Fénix (inscrições a decorrer entre o dia 14 e o 28 de Setembro). A realização dos trabalhos será feita em equipas de três elementos. As equipas devem ser formadas previamente à primeira aula de laboratório, pelo que se recomenda que entrem em contacto com os colegas inscritos no mesmo turno para formar as equipas.

De forma a garantir as distancias de segurança requeridas na situação de pandemia, só 2 dos três elementos da equipa poderão estar na sala de aula do laboratório. Cada aluno tem obrigação de estar presencialmente, pelo tanto, em 2 experiências. O terceiro elemento deve contribuir à preparação do laboratório e estar disponível no horário de laboratório (recomenda-se que esteja ligado por video-chamada caso seja possível) para poder ajudar aos colegas e seguir o desenvolvimento da experiência. A análise de dados obtidos e as conclusões poderão ser finalizadas nas 24 horas a seguir ao laboratório, entre os três membros da equipa. Cada equipa deve decidir atempadamente quem vai a assistir a cada laboratório. A planificação das presenças de cada equipa será entregue à professora de laboratório na primeira aula.

ATENÇÃO: devido às medidas de segurança COVID-19 não será possível a mudança/troca de turnos de laboratórios. Todos os alunos devem de fazer os trabalhos no turno/dia que lhes corresponde.

Alunos que estejam a repetir a cadeira podem utilizar as notas de laboratório dos anos anteriores (para notas lançadas a partir do ano lectivo 2017/18, inclusive)  mas devem enviar um email a confirmar.