1º Teste (Real)

Está aqui o enunciado do 1º Teste.

1º Teste (Real)

Está aqui o enunciado do 1º Teste.

2º Teste e 1º Exame (Reais)

Está aqui disponível o enunciado do 2º Teste e 1º Exame realizados a 10 de Janeiro de 2008.

Bom estudo,

.corpo docente da disciplina

Testes e Exames Simulados

As recomendações indicadas em baixo para o 1º Teste Simulado mantêm-se para as outras provas.

1º Teste Simulado

Este teste não é só mais um conjunto de problemas. É um teste que poderia ter sido realmente usado no 1º Teste. Serve para os estudantes aferirem da sua preparação.

Recomendações para a realização deste teste simulado:

  1. deve realizá-lo quando se sentir devidamente preparado e, se possível, antes de 6ªF, 16 de Novembro, para poder ainda esclarecer algumas dúvidas residuais que possa ter, na aula de dúvidas de 6ªF de manhã.
  2. deve realizá-lo nas mesmas condições do teste real. Em particular, com os livros, apontamentos, e cábulas, perdão, auxiliares de memória, longe da vista e da secretária.
  3. deve cronometrar a realização. Deve parar ao fim de 90 minutos, e depois de separar o que fez, deve acabar o teste e avaliar quanto tempo precisou para resolver o teste na sua totalidade.
  4. quando tiver a resolução do teste (poderá ser feita nas aulas de dúvidas, se nisso houver interesse), deve comparar com o que fez nos 90 minutos, e compor a sua nota.

Se o resultado do teste for negativo, não desespere. Terá ainda tempo de estudar a matéria em falta, de se preparar melhor, ir às sessões de dúvidas, etc. Enfim, pode recuperar o estudo a tempo do teste real.

Se o resultado do teste for muito positivo, não entre já em euforia. As condições do teste real - sala cheia de gente e com barulho residual, nervosismo, tensão, sensação de 'tempo a fugir' - tendem a degradar a capacidade de resolução de problemas e recuperação da memória.

O teste (este e o real), foram preparados e verificados pelo corpo docente. Contudo, pode ser que falte algum elemento. No caso do teste real, esse elemento será fornecido pelo corpo docente, mas no caso deste teste simulado, terá que usar uma letra para substituir a grandeza em falta. Em suma, terá que se 'desenrascar', partindo de premissas razoáveis...

Finalmente, note que a matéria que está neste teste não tem que ser a mesma que será avaliada no teste real, mas também não tem que ser forçosamente diferente.