Programa

Edificações II

Licenciatura (5 anos) em Engenharia Civil

Programa

Exigências de comportamento dos edifícios: aplicação à elaboração e verificação de projectos (licenciamento). Revisão de princípios gerais de concepção e projecto de elementos da construção de edifícios. Forma de elaborar e apresentar os diversos projectos de especialidade necessários ao licenciamento e construção de um edifício: Memórias descritivas e justificativas; peças desenhadas. Elaboração e verificação de projectos de térmica de edifícios; aplicação do RCCTE ao caso de estudo. Elaboração de projecto de ventilação natural de edifícios; aplicação da Norma NP-1037 ao caso de estudo. Verificação da satisfação do Regulamento dos Requisitos Acústicos em Edifícios(RRAE); análise da aplicação do RRAE em edifícios de habitação, escolares e administrativos; aplicação do RRAE ao caso de estudo. Verificação da satisfação do Regulamento de Segurança Contra Riscos de Incêndio em Edifícios (RSCRI); análise das disposições construtivas a adoptar visando a satisfação do RSCRI em edifícios de habitação, escolares e administrativos; aplicação ao caso de estudo. Projectos de instalações. Projecto e execução de redes interiores de abastecimento de águas frias e quentes; aplicação ao caso de estudo. Projecto e execução de redes interiores de drenagem de esgotos domésticos; aplicação ao casos de estudo. Projecto e execução de redes de drenagem de esgotos pluviais; aplicação ao caso de estudo. Projecto e execução de redes internas de gás; aplicação ao caso de estudo.