Sumários

Preparação

24 setembro 2014, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Preparação de material para as aulas laboratoriais

Vectores clonagem II

23 setembro 2014, 15:00 Nuno Gonçalo Pereira Mira

Conceito de estirpes auxotroficas e sua utilização para selecção.

Clonagem por inactivação de marcas de selecção (lacZ ou genes de resistência a antibióticos).

Multiple cloning site.

Enzimas de restrição e seu funcionamento. Extremidades coesivas vs extremidades cegas.

Discussão de exemplos de mapas de restrição.

Ligação in vitro.

A0 - Introdução às técnicas microbiológicas básicas

23 setembro 2014, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Introdução dos alunos do MEBiom às técnicas microbiológicas básicas:

- Acompanhamento de curva de crescimento celular de bactéria (Escherichia coli) em suspensão em meio líquido, através da medição da densidade óptica da cultura;

- Crescimento microbiano à superfície de meio sólido e isolamento de colónias;

- Determinação da concentração de células viáveis (UFC/ml) numa cultura bacteriana;

- Preparação de meios de cultura, e esterilização na autoclave;

- Observação ao microscópio de preparações de células de bactérias Gram positivas (fermentos lácteos do iogurte), de  bactéria Gram negativa (Escherichia coli), e de uma levedura (Saccharomyces cerevisiae).

- Discussão com os alunos (revisão) dos conceitos: bactérias Gram positivas ou Gram negativas e significado biológico (estrutura e composição da parede celular; papel da parede celular), microrganismos com células do tipo procariótico e eucariótico (diferenças principais).

A0 - Introdução às técnicas microbiológicas básicas

22 setembro 2014, 14:00 Cristina Anjinho Viegas

Introdução dos alunos do MEBiom às técnicas microbiológicas básicas:

- Crescimento microbiano à superfície de meio sólido e isolamento de colónias;

- Preparação de meios de cultura, e esterilização na autoclave;

Preparação TP5-Tipagem Molecular de isolados clínicos do complexo Burkholderia cepacia

22 setembro 2014, 08:00 Carla Patrícia da Silva Coutinho

Preparação da aula referente ao trabalho prático 5, intitulado: "Tipagem Molecular de Isolados Clínicos do complexo de Burkholderia cepacia".