Programa

Estruturas de Edifícios

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Programa

O programa pode ser estruturado em três módulos principais: (8s) - Concepção e Projecto de Edifícios com Estrutura de Betão, em que se apresentam os diversos sistemas estruturais de edifícios, salientando-se os principais aspectos a ter em conta na sua concepção e verificação da segurança. Salientam-se em particular os aspectos relacionados com a concepção e projecto de edifícios em regiões sísmicas. Comportamento de elementos de betão submetidos a acções cíclicas. Indicações do EC8. (3s) - Pré-Esforço em Edifícios, destinado, fundamentalmente, a complementar os conhecimentos dos alunos na área do betão pré-esforçado, visando a sua aplicação às estruturas de edifícios, com particular relevo para a utilização dos sistemas pós-tensionados em pavimentos. (3s) - Durabilidade, Reparação e Reforço de Estruturas de Betão, em que se estudam os mecanismos de deterioração das estruturas de betão, referem-se os métodos de avaliação estrutural e apresentam-se os aspectos específicos da concepção e dimensionamento referentes às diversas técnicas de reparação e reforço.