Sumários

37) Efeito de Compton. Massa efectiva de um fotão.

20 dezembro 2016, 13:00 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Resolução de exercícios vários. Efeito de Compton. Incremento do comprimento de onda do fotão difundido e desvio do electrão.  Massa efectiva de um fotão num plasma e massa efectiva de um fotão num meio dispersivo condutor. Ramos E vs. p nas regiões de tempo (E > pc) e nas regiões de espaço (E < pc). Antipartículas e taquiões. (Sala: QA02.1).


36) Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas (conclusão). Exemplo de aplicação da lagrangiana e hamiltoniana de uma partícula relativista. Exercícios de dinâmica relativista.

16 dezembro 2016, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas a partir das equações de Lagrange para a densidade da lagrangiana (conclusão). Movimento de uma partícula relativista sob a acção de um campo eléctrico. Trajectórias nos limites não-relativista e relativista. Exercício de aplicação de dinâmica relativista: desintegração de uma partícula massiva noutra partícula massiva e numa partícula sem massa.


35) Exemplo de aplicação da lagrangiana e hamiltoniana de uma partícula relativista. Função de Lagrange para um conjunto contínuo de graus de liberdade.

15 dezembro 2016, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Movimento de uma partícula relativista sob a acção de um campo magnético num acelerador circular. Determinação do incremento do raio de Larmor por aplicação de uma diferença de potencial. Variáveis dinâmicas contínuas. Lagrangiana e densidade da lagrangiana. Equação de Lagrange para a densidade da lagrangiana a partir do princípio de acção mínima. Lagrangiana do campo electromagnético incluindo o termo do campo e o termo de interacção campo-partícula. Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas a partir das equações de Lagrange para a densidade da lagrangiana electromagnética.


34) Dinâmica relativista (continuação). Lagrangiana e hamiltoniana relativistas.

13 dezembro 2016, 11:00 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Quadrivector quantidade de movimento. Colisões de partículas relativistas: colisão inelástica entre uma partícula em movimento e outra em repouso no referencial do laboratório; determinação da energia cinética mínima da primeira partícula para que a colisão possa ter lugar. Lagrangiana e hamiltoniana relativistas de uma partícula livre sob a acção de uma energia potencial mecânica. Lagrangiana e hamiltoniano da interacção de uma partícula carregada com um campo electromagnético.


33) Energia e quantidade de movimento de um grupo de ondas electromagnéticas. Dinâmica relativista.

9 dezembro 2016, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Energia e quantidade de movimento de um grupo de ondas electromagnéticas:  invariante relativista do quociente entre a energia de um grupo de ondas e a frequência; fundamentação relativista do quantum de luz. Dinâmica Relativista: quadrivector força de Minkowski; quantidade de movimento e energia de uma partícula; massa definida como capacidade de impulsão e massa definida como capacidade de aceleração; massa transversal e massa longitudinal no caso de forças perpendiculares e paralelas à direcção do movimento, respectivamente; relações de transformação de uma força a partir da transformação do quadrivector  força de Minkwoski.