Sumários

41) Função de Lagrange para um conjunto contínuo de graus de liberdade (conclusão).  

18 dezembro 2015, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Equação de Lagrange para a densidade da lagrangiana a partir do princípio de acção mínima (conclusão).  Lagrangiana do campo electromagnético incluindo o termo do campo e o termo de interacção campo-partícula. Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas a partir das equações de Lagrange para a densidade da lagrangiana. Exercício de aplicação de dinâmica relativista: desintegração de uma partícula massiva noutra partícula massiva e numa partícula sem massa.


40) Função de Lagrange para um conjunto contínuo de graus de liberdade.

17 dezembro 2015, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Variáveis dinâmicas contínuas. Lagrangiana e densidade da lagrangiana. Equação de Lagrange para a densidade da lagrangiana a partir do princípio de acção mínima. Aula interrompida ao fim de 20 minutos devido à activação de um plano de segurança no edifício.


39) Lagrangiana e hamiltoniana de uma partícula relativista. Exemplos de aplicação.

15 dezembro 2015, 11:00 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Lagrangiana e hamiltoniano da interacção de uma partícula carregada com um campo electromagnético. Movimento de uma partícula relativista sob a acção de um campo magnético num acelerador circular.Frequência ciclotrónica e determinação do incremento do raio de Larmor por aplicação de uma diferença de potencial. Movimento de uma partícula relativista sob a acção de um campo eléctrico. Trajectórias nos limites não-relativista e relativista.


38) Dinâmica relativista (continuação). Lagrangiana e hamiltoniana relativistas.

11 dezembro 2015, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Quadrivector quantidade de movimento. Colisões de partículas relativistas: colisão inelástica entre uma partícula em movimento e outra em repouso no referencial do laboratório; determinação da energia cinética mínima da primeira partícula para que a colisão possa ter lugar. Lagrangiana e hamiltoniana relativistas de uma partícula livre sob a acção de uma energia potencial mecânica.


37) Dinâmica relativista.

10 dezembro 2015, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Quadrivector força de Minkowski. Quantidade de movimento e energia de uma partícula. Massa definida como capacidade de impulsão e massa definida como capacidade de aceleração. Massa transversal e massa longitudinal no caso de forças, respectivamente, perpendiculares e paralelas à direcção do movimento. Relações de transformação de uma força a partir da transformação do quadrivector  força de Minkwoski. Resolução de exercícios.