Sumários

42) Potência radiada por partículas relativistas.

20 dezembro 2013, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Radiação emitida por partículas relativistas no caso de um acelerador linear. Feixe muito intenso para os pequenos ângulos.  Potência radiada por unidade de ângulo sólido e potência total radiada. Potência  radiada  no ponto de observação e no ponto de emissão. Estimativa do espectro de frequências emitido por um sincrotrão. Exercício de aplicação da dinâmica relativista envolvendo a desintegração de uma partícula em repouso em duas novas partículas.


41) Partícula relativista num acelerador circular. Função de Lagrange para um conjunto contínuo de graus de liberdade.

19 dezembro 2013, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Movimento de uma partícula relativista num acelerador circular. Frequência ciclotrónica e determinação do incremento do raio de Larmor por aplicação de uma diferença de potencial.Variáveis dinâmicas contínuas. Lagrangiana e densidade da lagrangiana. Equação de Lagrange para a densidade da lagrangiana a partir do princípio de acção mínima. Lagrangiana do campo electromagnético incluindo o termo do campo e o termo de interacção campo-partícula. Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas a partir das equações de Lagrange para a densidade da lagrangiana.


40) Partículas relativistas num campo eléctrico e num campo magnético.

17 dezembro 2013, 11:00 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Lagrangiana e hamiltoniano da interacção de uma partícula carregada relativista com um campo electromagnético. Movimento de uma partícula relativista sob o efeito de um campo eléctrico. Trajectória da partícula relativista e limite não-relativista. Movimento de uma partícula relativista sob o efeito de um campo magnético num acelerador circular.


39) Dinâmica relativista (continuação).  Lagrangiana e hamiltoniano relativistas.

13 dezembro 2013, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Quadrivector quantidade de movimento. Relações de transformação de uma força a partir da transformação do quadrivector força de Minkwoski. Colisão inelástica entre uma partícula em movimento e outra em repouso no referencial do laboratório. Determinação da energia disponível no referencial do centro de massa e da energia cinética mínima da primeira partícula para que a colisão possa ter lugar. Lagrangiana e hamiltoniano relativistas de uma partícula livre sob a acção de uma energia potencial mecânica.


38) Fundamentação relativista do quantum de luz. Dinâmica relativista.

12 dezembro 2013, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Invariante relativista: quociente entre a energia de um grupo de ondas e a frequência. Fundamentação relativista do quantum de luz. Quadrivector força de Minkowski. Quantidade de movimento e energia de uma partícula. Massa definida como capacidade de impulsão e massa definida como capacidade de aceleração. Massa transversal e massa longitudinal no caso de forças, respectivamente, perpendiculares e paralelas à direcção do movimento.