Métodos de Avaliação

A metodologia de ensino consiste em aulas teóricas alternadas com aulas de indole mais práticas onde os estudantes têm oportunidade de reforçar conceitos e exemplicar e executar cálculos pela resolução de mini-exercicios de casos práticos que permitem uma abordagem de “aprender-fazendo” em cada um dos tópicos do conteúdo programático. Em paralelo serão realizadas, ao longo desta unidade cirricular, aulas de simulação com os alunos divididos em pequenos grupos no Laboratório de Técnologias Informáticas (LTI) para ilustrar a aplicação de simulatores à descrição de bioprocessos (SuperProDesigner ) e dimensionamento de equipamento (Aspen). No final os estudantes dominam os aspectos fundamentais adquiridos em cada um dos tópicos leccionados na Engenharia Biológica Integrada II que permitem realizar estudos de aumento de escala e avaliar a implementação com sucesso de aplicações industriais. A avaliação de Engenharia Biológica Integrada II consiste num exame final individual (80% da nota final) e trabalhos em grupo (20% da nota final) sobre simulação de bioprocessos (SuperProDesigner) e dimensionamento de equipamento (Aspen).