Projecto Final

Nesta secção é apresentada toda a informação necessária, assim como datas importantes, para a realização do projecto final de DMG2. É também disponibilizado o PDF do documento de inscrição no projecto que deverá ser obrigatoriamente preenchido e entregue ao docente do turno simples onde o projecto vai ser elaborado.

- O Projecto Final é uma componente de avaliação que vale 45% da nota final da disciplina. A reprovação no Projecto Final (i.e., não ter mais de 9.5 valores na nota desta componente) implica a reprovação na disciplina.

- O projecto final é uma componente de avaliação continua que tem o seu início na primeira aula do semestre (onde os alunos são informados das regras da sua realização), e final na data definida para a sua entrega. No presente semestre lectivo, a data da entrega do dossiê contendo os vários elementos de avaliação é o dia 14 de Junho. Por cada dia útil de atraso é atribuída uma penalização de 10%.

- O projecto deverá incidir sobre um conceito essencialmente mecânico e os alunos deverão evitar a realização de projectos com um peso excessivo de componentes electrónicos ou eléctricos.

- Os projectos deverão incidir sobre conceitos existentes ou a criar e devem ter sempre uma componente de inovação.

- Os alunos devem descarregar da página da disciplina o documento contendo o enunciado do projecto. Este documento deverá ser impresso, preenchido com a informação relativa ao título do projecto, uma imagem ilustrativa do produto a projectar e a constituição do grupo e entregue ao docente do turno simples em que estão inscritos

- Os alunos têm até ao final da 3ª semana de aulas para constituir os grupos de trabalho e para decidirem qual o conceito a desenvolver.

- Todos os temas a desenvolver devem ter a aprovação prévia do docente do turno simples onde o projecto se vai desenvolver.

- Após a aprovação pelo docente, será realizada na 4ª semana de aulas a Apresentação Inicial do Projecto (AP1) que sendo um elemento de avaliação tem um peso de 5% na classificação final.

- Os projectos podem ser feitos individualmente ou em grupos com uma constituição máxima de 4 alunos.

- Em termos de peças a modelar tridimensionalmente, cada aluno deverá assegurar a realização de pelo menos 12 peças, i.e., mínimo de 12 peças 3D/aluno (não estão incluídas neste conjunto peças standard ou de grande simplicidade geométrica).

- Desse conjunto de peças, cada aluno deverá seleccionar 5 peças para a realização do desenho técnico 2D, i.e., 5 peças 2D/aluno (não estão incluídas neste conjunto peças standard ou de grande simplicidade geométrica).

- Cada aluno deve entregar também pelo menos 1 desenho de subconjunto (preferencialmente o subconjunto associado à sua parte da modelação).

- Todo o grupo deverá trabalhar para a construção do desenho de conjunto do conceito projectado. Esta componente deverá constar obrigatoriamente no dossiê a entregar no final do semestre. A não entrega do desenho de conjunto implica reprovação no projecto final e por conseguinte reprovação na disciplina.

- No dossiê a entregar deverá constar obrigatoriamente um documento com a descrição do projecto desenvolvido, i.e., uma memória descritiva que apresente o conceito projectado, mostre as várias etapas da sua concepção desde os esboços iniciais até ao conjunto final. A não entrega desta componente implica a reprovação no projecto final e por conseguinte a reprovação na disciplina.

- Os critérios de correcção e os respectivos pesos atribuídos para a classificação do Projecto Final por todos os docentes da disciplina são os seguintes:
  • Memória Descritiva (20%)
  • Desenho de Conjunto (10%)
  • Desenhos 2D e de Sub-conjuntos (40%)
  • Modelação 3D (20%)
  • Apreciação Geral (10%)