Problemas entregues pelos alunos nas aulas práticas

16 junho 2011, 12:32 Augusto Moita de Deus

Está disponível, na secção "Aulas práticas" uma lista dos problemas entregues pelos alunos nas respectivas aulas.

Anúncio importante relativo ao Exame e às Repescagens dos testes

13 junho 2011, 12:58 Augusto Moita de Deus

• Encontram-se abertas no sistema Fenix  as inscrições para o Exame e para as Repescagens dos Testes. Os alunos podem-se inscrever  até ao final do dia 22 de Junho, inclusive.
  • Alunos que não se tenham inscrito sempre poderão comparecer à prova. No entanto, de acordo com as regras do IST, não há garantias que estes alunos não inscritos possam realizar a prova.
  • Os alunos devem inscrever-se numa  (E APENAS EM UMA) das provas:
    • Repescagem do 1º teste
    • Repescagem do 2º teste
    • Exame de 2ª época
  • NOTA IMPORTANTE: essa inscrição deve ser feita conscienciosamente, não só para que o aluno garanta o seu lugar na sala de prova, mas também no sentido de garantir atempadamente que o aluno tenha uma adequada estratégia de estudo. Como é óbvio, uma coisa é estudar para uma repescagem (menos matéria para estudar, mas há uma nota mínima a suplantar), outra coisa é estudar para um exame completo (mais matéria, mas mais tempo para fazer a prova e sem haver nota minima em cada uma das respectivas metades).
  • No entanto, tal inscrição NÃO É VINCULATIVA. Ou seja: se após a inscrição no Fenix o aluno decidir mudar a sua intenção, pode fazê-lo (por exº, pode ter-se inscrito para exame mas depois decidir fazer apenas repescagem do teste 2).
    • Em caso de mudança de intenção, após a inscrição no fenix, agradeço que me enviem mail a respeito, para que eu possa ajustar a respectiva pauta, e garantir que tenho enunciados suficientes.
  • A prova terá lugar na sala  0 - 69 0 - 65 0 - 67 na 2ª feira  dia 27 de Junho, das 9h00 às 10h30 no caso das Repescagens e das 9h00 às 12h00 no caso do Exame.
  • As Repescagens dos testes servem para:
    • a) recuperar um dos testes (ou um teste que o aluno não entregou, ou um em que o aluno não teve nota mínima);
    • b) melhorar um dos testes, no caso dos alunos já aprovados.
    • Quer no caso a) quer no b) os alunos podem sempre optar por fazer exame.
  • Os alunos indicam de forma definitiva que pretendem fazer exame por permanecerem na sala de prova após 1h30 a partir do respectivo início. Embora o exame seja composto de duas metades, em que cada uma é a repescagem de um dos testes, se o aluno optar por fazer exame, será contabilizada a sua nota final de forma global, sem ter em atenção essas duas metades de forma separada. Veja-se o exemplo a seguir:
    • Um aluno que teve 40% no t1 e 70% no t2 (ficando assim com 11 valores na avaliação por testes) tenta fazer melhoria em formato exame, tendo obtido 10 valores (não melhorou).
    • O aluno vai à revisão de prova e constata que teve 9 valores na 1a parte do exame e 1 valor na 2a. No entanto esses 9 valores (seria equivalente a 90% se fosse repescagem do t1) não servem para substituír os  40% do t1.
    • Note-se que esse aluno poderia ter usado a quase totalidade das 3h para optimizar o resultado da 1ª parte da prova, o que não seria equitativo. Portanto, a nota final desse aluno é 11 valores.
    • Se este aluno tivesse optado por fazer repescagem do t1, e se nessa 1h30 conseguisse obter os tais 90% na respeciva prova, a sua nota final seria 16 valores.

Resultados do 2º teste

12 junho 2011, 02:04 Augusto Moita de Deus

• Os resultados do 2º teste já estão disponíveis, na Secção "Testes e Exames".
  • Apresenta-se também o resultado combinado dos dois testes, desde que o mesmo cumpra as regras de nota mínima. Esse valor é meramente indicativo, visto que: a) tais alunos podem tentar melhorar qualquer um dos testes, fazendo a respectiva repescagem (ou fazendo a melhoria através da entrega do exame completo); b) para a nota final poderá contar ainda o resultado da avaliação prática.
  • A revisão de prova decorrerá na próxima 3a feira, dia 14-6, pelas 10h00 no Gabinete 2N 12.16 (Taguspark).  No caso de impossibilidade de comparência nesse dia/hora, os alunos eventualmente interessados em rever a prova devem contactar o docente (por email ou telefonicamente) até 4a feira dia 15-6.

Slides

26 maio 2011, 22:47 Augusto Moita de Deus

Estão disponíveis na Secção "Recursos" alguns dos slides das últimas aulas, em particular nos casos em que as matérias surgem algo dispersas nas referências bibliográficas:

2º teste

20 maio 2011, 17:29 Augusto Moita de Deus

• Encontram-se abertas no sistema Fenix as inscrições para o 2º teste. Os alunos podem-se inscrever até ao final do dia 1 de Junho, inclusive. Alunos que não se tenham inscrito sempre poderão comparecer ao teste. No entanto, de acordo com as regras do IST, não há garantias que estes alunos não inscritos possam realizar o teste.
  • O 2º teste terá lugar nas salas A1, A2, A3 no dia 6 de Junho, das 9h00 às 10:30.
  • NOTA IMPORTANTE Conforme o método de avaliação discutido na 1a aula, e apresentado na página fénix da cadeira (https://fenix.ist.utl.pt/disciplinas/cmat6/2010-2011/2-semestre/metodo-de-avaliacao), os 2 testes substituem o exame final. Sendo assim, no dia 6/6 apenas terá lugar o 2º teste, ou seja, nesse dia não haverá exame nem repescagem do 1º teste. Embora no sistema fenix apareça referencia a "Exame: 1ª época", na prática deve-se considerar que essa referencia e as respectivas salas (A1 A2 A3), se referem ao 2º teste.
  • Os alunos que não entregaram o 1º teste, ou que entregando não tiveram nota mínima, podem (e devem) ir ao 2º teste. Depois, na data de exame/repescagens, e em caso de terem nota mínima no 2º teste, terão de optar entre repescagem do 1º teste e exame final.