AT46

30 maio 2017, 16:00 Roger Francis Picken

O teorema de Stokes e revisão das situações já vistas onde é usado: 1) para calcular o fluxo de f = rot(A), com A dado, 2) para calcular o trabalho de f ao longo de uma linha fechada, introduzindo uma superfície e calculando o fluxo de rot(f) pela superfície, 3) propriedades para trabalhos quando f é fechado que são consequência do teorema.
Discussão e exemplo de uma situação nova: o cálculo do fluxo de f através de S pelo teorema de Stokes (Exc 13.4.2 do livro de Prof. Gabriel Pires). A condição necessária para isto ser possível é div(f)=0. Admitindo que é possível, resolução do sistema de EDP, facilitada pela possibilidade de escolher uma das componentes de A igual a 0. Comparação entre escolhas que diferem da escolha feita no livro. Conclusão da resolução e discussão sobre a liberdade na escolha do potencial vetorial: pode-se sempre somar um campo fechado ao potencial sem alterar o resultado.