Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Arquitetura

Este módulo introduz os fundamentos de uma investigação aplicada à história e teoria da arquitectura a partir da matriz construtiva e nessa medida focada numa “história operativa”, isto é, na perspectiva da intervenção informada enquadrando a obra arquitectónica nas dinâmicas da produção artística e da cultura urbana. Research Based design Procura-se desenvolver: a capacidade dos alunos para a investigação nos domínios da cultura arquitectónica e da organização do espaço, dirigindo o esforço analítico para a identificação da disciplina arquitectura como processo de unidade entre arte e técnica; a aptidão para a análise e avaliação dos textos básicos e paradigmáticos da disciplina: manifestos, artigos e livros de referência, relacionando reflexão teórica, produção arquitectónica e formas de pensamento. Os conteúdos lecionados permitem ao aluno rever e aprofundar conhecimentos anteriores e adquirir novos conhecimentos explícitos úteis à prática de investigação em arquitetura. Estes conteúdos estão organizados em torno de questões chave: 1) Cidade e poder, equipamentos culturais e património; 2) Cultura e natureza, identidade e globalização; 3) O lugar e a paisagem.