Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Química

O principal objectivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos conceitos e técnicas avançadas de modelação e simulação dinâmica de sistemas, controlo multivariável e controlo preditivo baseado em modelos (MPC), que constituem as bases para o projecto e implementação de sistemas de controlo avançado em processos industriais. No final do curso os alunos deverão ser capazes de identificar oportunidades para o uso de técnicas de controlo avançado baseadas em modelos, bem como desenvolver um sistema de controlo para um problema típico industrial, e avaliar o seu desempenho e robustez. Outro objectivo é conseguir que os alunos realizem o projecto e implementação de sistemas de controlo avançado usando ?packages? de software comerciais. Em particular são usados o MATLABâ com as aplicações SIMULINK, Control System Toolbox e Model Predictive Control Toolbox.