Sumários

Aula 25 (aula online)

2 junho 2021, 13:00 Pedro Ferreira dos Santos

Grupo de Galois de \(f\in k[X]\) sobre \(k\); ação do grupo de Galois sobre as raízes de \(f\); condição para \(f\) ser irredutível; exemplos. Extensões ciclotómicas: propriedades e exemplos; construção de corpos finitos.


Aula 24 (aula online)

27 maio 2021, 11:00 Pedro Ferreira dos Santos

Polinómios separáveis; corpos perfeitos; exemplos; automorfismos de extensões de decomposição de polinómios separáveis; subcorpos fixados por automorfismos; extensões de Galois; Teorema Fundamental da Teoria de Galois. 


Aula 23 (aula online)

26 maio 2021, 13:00 Pedro Ferreira dos Santos

Extensões de corpos; grau de uma extensão; elementos algébricos e elementos transcendentes; extensões algébricas; exemplos; corpos algebricamente fechados; fechos algébricos; homomorfismos de extensões; extensões de decomposição; raízes múltiplas.


Aula 22 (aula online)

20 maio 2021, 11:00 Pedro Ferreira dos Santos

Decomposição de ideais em ideais primários:  definição de ideal primário e decomposição primária de comprimento mínimo; exemplos;  existência no caso de anel Noetheriano;  resultados de unicidade.


Aula 21 (aula online)

19 maio 2021, 13:00 Pedro Ferreira dos Santos

Propriedades Noetherianas do espaço topológico Spec R no caso em que R é um anel Noetheriano. Primos associados de um módulo; caso Noetheriano; relação entre Aos M e Supp M. Desmontagem de um módulo sobre um anel Noetheriano.