Sumários

Lab 12: Suporte à Decisão

13 maio 2020, 16:30 Paulo Carreira

Carregamento de base de dados de factos e dimensões. Consultas de análise OLAP com GROUP BY. Codificação de operador ROLL UP através de uniões de operações GROUP BY. Consultas em SQL de análise de dados correspondentes as operações ROLL UP e DRILL DOWN.

Aula 22: Sistemas de suporte à decisão: Parte II

13 maio 2020, 15:00 Paulo Carreira

Implementação de operações OLAP em SQL. Codificação de operador ROLL UP através de uniões de operações GROUP BY. Operadores ROLLUP e CUBE BY. Constituição genérica de grupos. Grouping Sets. Consultas em SQL de análise de dados correspondentes as operações ROLL UP e DRILL DOWN.

Aula 21: Sistemas de suporte à decisão: Parte I

8 maio 2020, 14:30 Paulo Carreira

Introdução aos sistemas de suporte à decisão. O modelo multi-dimensional. Modelo em estrela. Cubo dimensional. Arquitetura de um Data Warehouse. Processos de ETL. Sistemas OLAP. Operações OLAP. Hierarquias de agregação. Prospeção de informação (Data Mining). Modelos em Estrela (“Star”), Floco de Neve (“Snow Flake”) e Constelação (“Constellation”).

Lab 11: Índices

8 maio 2020, 10:00 Paulo Carreira

Resolução interativa do guia prático sobre índices previamente disponibilizado aos alunos. Funcionamento do comando ‘explain’.

Lab 11: Índices

6 maio 2020, 16:30 Paulo Carreira