Sumários

Problemas 1.2 e 1.3.

3ª aula

22 setembro 2009, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Conclusão da Introdução : Classificação das sobretensões segundo as normas internacionais.

Dieléctricos : Características condicionantes da sua escolha. Suas funções adicionais (mecânica e térmica). Dieléctricos mais utilizados em Sistemas de Energia Eléctrica.

Dieléctricos gasosos : Características da sua disrupção mais relevantes para as técnicas de alta tensão. Identificação dos mecanismos de ionização e desionização relevantes. Experiência de Townsend. Electrões semente e electrões primários. Processos secundários de ionização. Electrões secundários.

Lecture 1

17 setembro 2009, 18:30 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Overview of this week lectures (taught in English).

Problem Solving

17 setembro 2009, 17:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Exercise 1.1.

2ª aula

17 setembro 2009, 15:30 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Introdução à Coordenação de Isolamentos : Perspectiva geral da coordenação de isolamentos. Nível de isolamento: limite técnico versus limite económico. Sua influência na Qualidade da Energia Eléctrica: Interrupções e Cavas de Tensão. Fiabilidade do sistema de energia eléctrica. Dieléctricos regeneráveis e não-regeneráveis. Origem e tipo de sobretensões em SEE. Parâmetros característicos das sobretensões impulsivas.