Métodos de Avaliação

A avaliação na UC de Álgebra linear consiste em três testes T1, T2 e T3 e de um exame de recuperação, ER.
O calendário dos testes e exame deverá ser consultado no Fénix.

Para cada um dos testes e para o exame é obrigatória uma inscrição prévia (no Fénix). A abertura e fecho dos períodos de inscrição será anunciado em devida altura (no Fénix). Não será assegurada a possibilidade de realizar a prova a alunos não inscritos!

Os testes T1 e T2 terão a duração de 45 minutos e têm uma cotação máxima de 5 valores, enquanto que o teste T3 terá a duração de 90 minutos tendo uma cotação máxima de 10 valores.
Nenhum dos testes é obrigatório e em caso de não comparência o aluno obtém a classificação de zero valores no(s) teste(s) a que faltar.

Realizados os testes e sendo as respectivas notas NT1, NT2 e NT3, é possível apurar a nota de primeira época (NPE) que é calculada de acordo com o seguinte:
se (NT1+NT2)<3 ou NT3<3 então NPE=0; caso contrário, NPE = NT1+NT2+NT3.

Independentemente da nota obtida em primeira época, todos os alunos poderão, se assim o desejarem, tentar melhorá-la no exame de recuperação.
Esse exame estará dividido em duas partes, a primeira parte corresponderá à matéria avaliada nos testes 1 e 2 e a segunda corresponderá à matéria avaliada no terceiro teste. Durante o exame de recuperação será oferecida a cada aluno uma de três possibilidades:

1. Melhorar a soma NT1+NT2 (resolvendo exclusivamente a primeira parte do exame e entregando a resolução ao fim dos primeiro 90 minutos), obtendo uma nota NER1 entre 0 e 10. Neste caso a nota final (NF) será calculada através de NF=MAX{T1+T2,NER1}+NT3;
  2. Melhorar a soma NT3 (resolvendo exclusivamente a segunda parte do exame e entregando a resolução ao fim dos primeiro 90 minutos), obtendo uma nota NER2 entre 0 e 10. Neste caso a nota final (NF) será calculada através de NF=T1+T2+MAX{T3,NER2};
  3. Melhorar NPE (resolvendo a totalidade do exame, para o que disporá de 180 minutos), obtendo uma nota NER entre 0 e 20. Neste caso a nota final (NF) será calculada através de NF=MAX{NPE, NER}.

Para obter aprovação na UC, o. Aluno terá que ter NF superior ou igual a 10, depois de arredondada às unidades. Alunos com NF superior a 17 terão que defender a respectiva nota numa oral. Os alunos que não compareçam verão NF ser ajustada para 17 valores. Realizada a oral, NF pode descer para um valor inferior àquele determinado pelas provas escritas mas nunca para um valor inferior a 17 valores.