Disponibiliza-se aqui um relatório tipo de projecto.  Este relatório é referente a um grupo que fez trabalho num ano anterior (a publicação do relatório foi feita com o consentimento dos autores, a quem agradecemos) e logo descreve um projecto distinto do que foi proposto este ano. É disponibilizado para servir como exemplo do que se pretende de um relatório da disciplina, nomeadamente em termos da sua organização e clareza, temas tratados e forma como os mesmos são expostos.

Apesar de o corpo docente considerar este relatório como de muito boa qualidade, existem alguns aspectos que merecem reparo, para evitar que os alunos do presente semestre tomem à letra todo o conteúdo do mesmo.

Um dos aspectos que merece reparo, prende-se com a descrição das estruturas de dados. Ao invés de descrever os dados criados para o projecto numa perspectiva abstracta, o relatório apresenta o detalhe de implementação das "struct" e definições de tipos com descrição dos campos concretos. Na medida em que as definições de tipos e "struct"s estão disponíveis no código, supostamente documentado e comentado, este nível de detalhe é redundante relativamente aos ficheiros de código, não acrescentando informação.

Ou seja, deverão descrever como usam as respectivas estruturas: se usam uma tabela de structs, de que tamanho, etc.  Necessitamos que indiquem quantas existem de cada e como estão organizadas, etc.

O outro aspecto diz respeito à apresentação de assinaturas de funções, que também estão nos ficheiros de código, quando se esperaria que as funcionalidades, também, fossem descritas a um mais alto nível de abstracção.

Falta também uma indicação da bibliografia consultada e/ou relevante para a realização do trabalho, seja ela em papel ou formato digital.