Avaliações Específicas Descrição
Trabalho Computacional Trabalho computacional de Aerodinâmica II Grupo nº 10 Pretende-se fazer o cálculo numérico do modelo de Euler do escoamento compressível sobre um perfil alar com designação,(MBB A3), ver ftp://ftp.rta.nato.int//PubFullText/AGARD/AR/AGARD-AR-138/AGARD-AR-138.pdf i) Fazer o cálculo para um número de Mach de 0.76 e um ângulo de ataque de (escolher entre 1º e 4º)e fazer a validação dos cálculos. ii) Pesquisa na NET de cálculos de Euler sobre perfis e em particular sobre o perfil e o numero de Mach considerados. iii) Realizar uma experimentação numérica com o cálculo de 5 nºs de Mach, para averiguar os seguintes tópicos: .Experimentação numérica da regra de Prandtl- Glauert em subsónico, ( 2 nº de Mach) .Cálculo de 3 pontos da polar em transónico .Calculo de um nº de Mach em supersónico , comparar os resultados com o método de choque expansão e teoria linearizada. Apresentar os coeficientes de pressão , e parâmetros aerodinâmicos, CD, CL, polar e coeficiente de momento de picada. iv)apresentar um relatório com o máximo de 15 páginas com a seguinte estrutura 1 Introdução* -Pesquisa na NET de cálculos sobre o perfil considerado. 2*-Metodologia do cálculo Numérico* -Geração da malha e implementação das condições fronteira *3-Resultados* 3.1 Validação dos resultados numéricos, comparação com dados da literatura 3-2 Análise do regime transónico O aluno deve apresentar os gráficos das variáveis que achar importantes assim como os parâmetros aerodinâmicos. *4-Conclusões Referências* *AVALIAÇÃO* ( Os relatórios dos trabalhos são classificados para 20 valores . A nota tem duas componentes . A primeira incide sobre a realização dos cálculos numéricos , e sua apresentação com a nota máxima de 10 valores . A segunda componente sobre a análise dos resultados.
Testes/Exames Dia Início Fim Período de inscrição Salas Cursos
Exame: 1ª Época 20/01/2009 17:00 21:00 P12 MEAer