Disciplina

Área

Competências Pré Bolonha > Curriculares Mestrados 3º Ciclo

Activa nos planos curriculares

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Matemática Aplicada > Opções 2 > Álgebra

LMAC 2021 > LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Álgebra

LMAC 2003 > LMAC 2003 > Tronco Comum > Álgebra

Nível

Avaliação contínua, incluindo testes realizados nas aulas, e exame final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

112.0 h/semestre

Objectivos

Introdução à álgebra geral, com ênfase em exemplos. O aluno deve ser capaz de identificar grupos e anéis, homomorfismos e isomorfismos, e construir grupos e anéis quociente. O aluno deve também entender como as propriedades dos números racionais e reais se seguem de propriedades mais simples dos inteiros.

Programa

Noções elementares sobre grupos, anéis e corpos: subgrupos, subgrupos normais, subanéis e ideais, homomorfismos, isomorfismos. Grupos e anéis quociente, isomorfismos canónicos. Grupos cíclicos, grupos diedrais, permutações, geradores e relações. Acções de grupos e teorema de Cayley. Anéis de polinómios, fracções, domínios de factorização única, domínios de ideais principais e domínios euclidianos. Os números racionais, reais e complexos.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua, incluindo testes realizados nas aulas, e exame final.

Pré-requisitos

Introdução à Teoria dos Números.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Introdução à Álgebra

R.L. Fernandes, M. Ricou

2004

IST Press


Secundária

Abstract Algebra

D.S. Dummit, R.M. Foote

1999

Prentice-Hall


Algebra

T.W. Hungerford,

1980

GTM, Vol. 73, Springer


Basic algebra — Groups, Rings and Fields

P.M. Cohn

2003

Springer


Introductory Lectures on Rings and Modules

J.A. Beachy

1999

London Mathematical Society Student Texts 47, Cambridge University Press