Disciplina

Área

Área Científica de Física-Matemática > Física-Matemática

Activa nos planos curriculares

Min-AME 2021 > Min-AME 2021 > Métodos de Álgebra e Geometria em Engenharia e Física

MMA 2006 > MMA 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Matematica > Física-Matemática > Métodos de Álgebra e Geometria em Engenharia e Física

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Matemática Aplicada > Opções 1 > Métodos de Álgebra e Geometria em Engenharia e Física

MMAC 2021 > MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Matemática > Área Científica > Física-Matemática > Métodos de Álgebra e Geometria em Engenharia e Física

Nível

Testes/exame, trabalhos escritos e apresentação oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Introduzir tópicos de álgebra, geometria e topologia e dar exemplos de aplicações em física e engenharia, tendo em vista alunos de física e engenharia com vontade de aprender mais matemática, com aplicações recentes a segurança da informação, física de partículas, ciência de dados, robótica, estabilidade de edifícios, etc. Útil para alunos de matemática interessados em aplicações recentes da matemática.

Programa

Tópicos de álgebra e aplicações: Relações num conjunto. Grupos, ações de grupos e representações de grupos finitos. Aplicações: segurança da informação. Vibrações de estruturas simétricas. Tópicos de geometria e topologia e aplicações: Elementos de topologia. Espaços topológicos e espaços métricos. Grupo fundamental. Complexos simpliciais e homologia. Variedades e campos tensoriais. Variedades Riemannianas. Integração de formas e cohomologia de De Rham. Fluxos de campos vetoriais. Derivadas de Lie e invariâncias de campos tensoriais. Aplicações: homologia persistente e ciência de dados. Álgebras de Lie, grupos de Lie e aplicações: grupos e álgebras de Lie. Grupos de Lie compactos simples e as suas algebras de Lie. Sistemas de raízes. Elementos da teoria de representações. Acções de grupos de Lie em variedades. Aplicações: Modelos cosmológicos. Aplicações de grassmanianas e variedades bandeira à estática e dinâmica de robots. Física de partículas e teorias de unificação.

Metodologia de avaliação

Testes/exame, trabalhos escritos e apresentação oral.

Pré-requisitos

Não aplicável

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Algebraic and Geometric Methods in Engineering and Physics

J. Mourão, J. Natário and J.P. Nunes

2020

Course Notes


An Introduction to Riemannian Geometry with Applications to Mechanics and Relativity

L. Godinho, J. Natario

1984

Springer


Concrete abstract algebra. From numbers to Gröbner basis

N. Lauritzen

2003

Cambridge Univ Press


Groups and Symmetries. From Finite Groups to Lie Groups:

Y. Kosmann-Schwarzbach

2010

Springer


Homogeneous relativistic cosmologies

M. Ryan and L. Shepley

1975

Princeton Univ Press


Introduction to Applied Algebraic Topology

T. Needham

2019

Course notes


Lie Groups, Lie Algebras, and Representations An Elementary Introduction

B. Hall

2015

Springer


Optimal Analysis of Structures by Concepts of Symmetry and Regularity

A. Kaveh

2013

Springer


Persistent homology – a survey

H. Edelsbrunner and J. Harer

2008

Contemporarry Math


Representation Theory of Finite Groups. An Introductory Approach

B. Steinberg

2012

Springer