Dissertação

{en_GB=BOAv3/DashVis: Visualization Dashboard applied to Lesrning Objects Repository} {} EVALUATED

{pt=À medida que a comunidade de aprendizagem cresce é necessário que as actividades dos seus utilizadores sejam monitorizadas de forma a fornecer soluções incrementalmente melhoradas. É importante monitorizar, agrupar a informação e apresentá-la de uma forma clara e concisa pois tanto educadores como alunos dependem destes dados para medir a sua performance adaptando assim o seu comportamento, caso necessário. Os dashboards são uma solução apropriada pois permitem a agregação da informação assim como a sua customização, conforme a necessidade. Esta tese analisa as tecnologias actuais para a visualização de dados em ambientes sociais web como o Facebook, LinkedIn, ResearchGate, Picasa e Flickr e propõe um conjunto de dashboards de visualização adaptado aos objectos sociais do BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) - mais especificamente os Utilizadores, Grupos, Objectos de aprendizagem e Colecções Virtuais - usando tecnologias de visualização de informação, ou seja Dashboard de Utilizador, Dashboard de Objecto de Aprendizagem, Dashboard de Grupo e Dashboard de Colecção Virtual. Estes dashboards têm como objectivo motivar os utilizadores a interagirem com o sistema dando uma visão global das suas actividades no BOA e dessa forma estimulando os utilizadores a obterem recompensas. A solução proposta foi testada em Usabilidade e Performance concluíndo que a mesma se comporta correctamente com o constante e exponencial crescimento de dados assim como propõe uma solução que agrada aos utilizadores, permitindo-lhes monitorizar as suas actividades no BOA assim como estimulá-los a continuamente interagir com a mesma., en=As the learning community evolves, it is necessary to track its users activities in order to provide improved solutions. Not only is it important to monitor but also group and present that same information in a clear and concise way as both learners and educators rely on this data to measure performance, thus adapting behavior if needed. Dashboards are an appropriate solution because they allow to aggregate information as necessary and provide with customizable visualizations. This thesis analyses the current implemented technologies for information visualization in the social web environment such as Facebook, LinkedIn, ResearchGate, Picasa and Flickr. It proposes a set of dashboards for BOA’s (”Bolsa de Objectos de Aprendizagem”) social objects using visualization information technologies, i.e. User dasboard, Learning Objects dashboard, Group dashboard and Virtual Collection dashboard. These dashboards aim to motivate users interaction with the system providing an overview of their activities in BOA thus stimulating users towards obtaining boosts (or rewards). Furthermore, these dashboards were tested on Usability and Performance concluding that the proposed solution is prepared to scale without affecting performance of the dashboards and also proposes a solution that pleases users allowing them to monitorize their activities in BOA as well as stimulate them to continually interact with it.}
{pt=BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem), Repositório de Objectos de Aprendizagem, Objectos Sociais, Visualização de Informação, Dashboards, en=BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem), Learning Object Repositories, Social Objects, Information Visualization, Dashboards}

Junho 2, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Rodrigues da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Engº Bernardo Gouveia

INESC-ID

Investigador