Disciplina
Pgp – Gestão de Projetos
Área
Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação
Activa nos planos curriculares
POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp – Gestão de Projetos
Nível
Exame final (60%) • Nota Mínima = 9,5 Trabalho prático (40%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.929 h/semana
99.0 h/semestre
Objectivos
Os principais objetivos da unidade curricular são: - Compreender a importância dos Projetos como método de gestão das Organizações em ambiente de Mudança. - Aprender os conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas e Procedimentos de Planeamento e Controlo de Projetos. - Aprender as especificidades da Gestão dos Recursos Humanos em projetos e os estilos de gestão numa abordagem situacional. Após concluir este curso, o aluno ficará dotado de um conjunto de conhecimentos sistematizados que lhe permitirão compreender o papel do gestor de projeto e dos elementos da equipa na implementação de projetos com sucesso.
Programa
A unidade curricular está organizada em 8 unidades de aprendizagem: - Projetos de Sistemas de Informação - Conceitos de Projeto, Gestão de Projeto, Programa e Portefólio - Os projetos e a implementação da mudança nas Organizações - Ciclos de vida do projeto - Início, planeamento, controlo e encerramento do projeto - Gestão do âmbito - Gestão do tempo - Gestão da organização e da comunicação - Gestão dos recursos e custos - Gestão da qualidade - Gestão dos riscos - Gestão da equipa de projecto
Metodologia de avaliação
Exame final (60%) • Nota Mínima = 9,5 Trabalho prático (40%)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
NP ISO 21500: 2015: Orientações sobre a gestão de projectos
NP 4519:2013: Gestão de projectos – vocabulário
NP 4535:2014: Requisitos da gestão de projectos
The handbook of project-based management.
McGraw-Hill. ISBN-13: 978-0071821780
Secundária
Project Management for Information Systems
UK: Pearson Education. ISBN 978-0-13-206858-1