Disciplina
Engenharia de Serviços
Área
Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Aplicações e Serviços em Redes
Activa nos planos curriculares
MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Principal > Gestão das Redes, da Informação e dos Serviços > Engenharia de Serviços
Nível
Projecto de Prestador de Serviços (em grupo), e módulos de Work Packages desenvolvidos individualmente ao longo do semestre, discutidos e avaliados nas sessões práticas semanais. O Projecto de grupo incorpora o trabalho desenvolvido nos módulos.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
A Engenharia de Serviços utiliza as tecnologias, arquiteturas e os processos de engenharia, assim como os conceitos, modelos e estratégias de negócio para a especificação, concepção, implementação, exploração e utilização de serviços em redes de telecomunicações. A disciplina permite conhecer e evolução tecnológica das redes de comunicações e do mercado dos serviços de comunicações e saber utilizar as tecnologias emergentes para construir novas soluções de redes e de serviços. A disciplina inclui sessões temáticas com a participação de oradores convidados da indústria e dos operadores de telecomunicações.
Programa
1. Tecnologias e Serviços em Banda Larga. 2. Evolução para Serviços e Redes Convergentes. 3. Conceito e Estratégias de Serviços. 4. Prestadores de Serviços, Distribuição de Conteúdos. 5. Regulação. 6. Modelos de Negócio. 7. Modelos de Marketing. 8. Segmentação de Mercado. 9. Cadeia de Valor de Negócio. 10. Estratégias de Negócio para Consumidor Final em Serviços de Comunicações. 11. Estrutura de Organizacional de Prestadores de Serviços. 12. Modelos e Normalização (3GPP, 3GPP2, ITU, ISO, TMF, OMA, NGN, TISPAN, ETOM, etc.). 13. Modelação e Abstracção de Arquitecturas de Telecomunicações. 14. Arquitecturas orientadas aos Serviços. 15. Arquitecturas de Referência. 16. Modelos de Processos. 17. Planeamento e Concepção de Redes e Serviços. 18. Exploração e Gestão de Redes e Serviços Emergentes. 19. Segurança em Redes e Serviços. 20. Plataformas de Serviços. 21. Sistemas de Suporte (Perpectiva do Negócio): Catálogo de Produtos, Contabilização de Consumos (?Billing?), Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). 22. Sistemas de Suporte (Perpectiva da Operação): Gestão de Ordens, Inventário de Recursos, Provisão e Activação, Sub-sistemas de Mediação. 23. ?Middleware? de Automatização e Integração de Sistemas de Suporte Operacional. 24. Retenção de Dados, Intercepção Legal de Comunicações.
Metodologia de avaliação
Projecto de Prestador de Serviços (em grupo), e módulos de Work Packages desenvolvidos individualmente ao longo do semestre, discutidos e avaliados nas sessões práticas semanais. O Projecto de grupo incorpora o trabalho desenvolvido nos módulos.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Network Convergence: Services, Applications, Transport and Operations Support
Business Strategies for the Next-Generation Network
Secundária
Designing Mobile Service Systems
E.A.M. Van De Kar, A. Verbraeck
Advances in Network Management
Network Analysis, Architecture and Design - 3rd EDITION