Disciplina
Produção de Conteúdos Multimédia
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia
Min-TM 2021 > Min-TM 2021 > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Produção de Conteúdos Multimédia
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Produção de Conteúdos Multimédia
Nível
Laboratórios: 15% Apresentação Multimédia: 15% Mini-Testes: 30% Avaliação Contínua: 40% Laboratórios: As aulas de laboratório começarão por ensinar aos alunos como manipular os diferentes media recorrendo a ferramentas open-source adequadas para cada tipo. Depois, os alunos recorrerão à linguagem Processing para a criação de media relevantes e interessantes. Apresentação Multimédia: No final do semestre, os alunos apresentarão os conteúdos produzidos na disciplina numa apresentação pública. Mini-Testes: Estes serão feitos regularmente ao longo do semester no final das aulas teóricas, incidindo sobre a matéria destas aulas. Avaliação Contínua: em vez de optar por um exame final ou grande projeto, serão fornecidos aos alunos uma série de tarefas e desafios que podem realizar durante o semestre. Esta componente irá recompensar a participação dos alunos para os resolver de forma construtiva e criativa.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Conhecer os vários tipos de informação multimédia e como os manipular para a produção de conteúdos. Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção, nomeadamente nos aspetos de captura, codificação, processamento e visualização dos vários media. Conhecer os vários tipos de ferramentas de autoria disponíveis. Produzir conteúdos Multimédia; Conhecer os vários contextos em que o multimédia por ser consumido, com ênfase em aspectos de rede (requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, etc.) e dispositivos móveis. Introduzir algumas formas avançadas de utilização de multimédia como a modelação procedimental, arte generativa e realidade aumentada. Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.
Programa
1. Tipos de Dados Multimédia a. Texto b. Imagens bitmap c. Imagens Vectoriais e SVG d. Som e. Vídeo f. Animações. 2. Processamento e Visualização de sinais multimédia. 3. Captura e Codificação de informação multimédia. 4. Princípios de Desenho em Multimédia. 5. Edição linear e não linear de vídeo e áudio. 6. Sincronização 7. Linguagens de Scripting e aplicações Interactivas. 8. Multimédia e Redes 9. Multimédia Móvel 10. Aplicações Multimédia Avançadas 11. Recuperação de Informação Multimédia baseada em conteúdo 12. Bases de dados multimédia.
Metodologia de avaliação
Laboratórios: 15% Apresentação Multimédia: 15% Mini-Testes: 30% Avaliação Contínua: 40% Laboratórios: As aulas de laboratório começarão por ensinar aos alunos como manipular os diferentes media recorrendo a ferramentas open-source adequadas para cada tipo. Depois, os alunos recorrerão à linguagem Processing para a criação de media relevantes e interessantes. Apresentação Multimédia: No final do semestre, os alunos apresentarão os conteúdos produzidos na disciplina numa apresentação pública. Mini-Testes: Estes serão feitos regularmente ao longo do semester no final das aulas teóricas, incidindo sobre a matéria destas aulas. Avaliação Contínua: em vez de optar por um exame final ou grande projeto, serão fornecidos aos alunos uma série de tarefas e desafios que podem realizar durante o semestre. Esta componente irá recompensar a participação dos alunos para os resolver de forma construtiva e criativa.