Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia

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MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Produção de Conteúdos Multimédia

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Produção de Conteúdos Multimédia

Nível

Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Saber quais as formas de conhecimento e o perfil dos Activos Humanos que devem estar envolvidos. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção. Entender quais os factores críticos ao sucesso de uma produção. Saber quais as linhas de evolução tecnológica que podem ter impacte tanto na eficácia do processo como na qualidade do produto final. Produzir conteúdos Multimédia; Reconhecer várias arquitecturas; Avaliar os requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, codificação e apresentação de informação multimédia, Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.

Programa

Tipos de Dados Multimédia: Texto, Imagens, Sons, Vídeo e Animações. Gráficos Vectoriais e de quadrícula. Introdução ao processamento de sinais multimédia. Sincronização entre os diversos media. Técnicas de captura de informação multimédia. Edição linear e não linear de vídeo e áudio. Hipertexto e Hipermédia ? conceitos básicos e história. Hipervídeo. Princípios de Desenho em Multimédia. Princípios de Desenho Hipermédia. XML e Multimédia. SMIL e SVG. Linguagens de Scripting e aplicações Interactivas. Multimédia e Redes. Recuperação de Informação Multimédia baseada em conteúdo. Bases de dados multimédia.

Metodologia de avaliação

Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%

Bibliografia

Principal

Digital Multimedia, 3rd Ed.

Nigel Chapman e Jenny Chapman

2009

John Wiley & Sons


Secundária

Presentation Zen, 2nd Ed.

Garr Reynolds

2011

New Riders


Presentation Zen Design

Garr Reynolds

2009

New Riders


The Naked Presenter

Garr Reynolds

2010

New Riders


Slide: ology

Nancy Duarte

2008

O`Reilly Media


Resonate

Nancy Duarte

2010

O`Reilly Media


The Non-Designer?s Design Book, 3rd Ed.

Robin Williams

2008

Peachpit Press


Design Basics Index

Jim Krause

2004

David & Charles Ed.