Disciplina
Produção de Conteúdos Multimédia
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Produção de Conteúdos Multimédia
Nível
Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Saber quais as formas de conhecimento e o perfil dos Activos Humanos que devem estar envolvidos. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção. Entender quais os factores críticos ao sucesso de uma produção. Saber quais as linhas de evolução tecnológica que podem ter impacte tanto na eficácia do processo como na qualidade do produto final. Produzir conteúdos Multimédia; Reconhecer várias arquitecturas; Avaliar os requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, codificação e apresentação de informação multimédia, Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.
Programa
Tipos de Dados Multimédia: Texto, Imagens, Sons, Vídeo e Animações. Gráficos Vectoriais e de quadrícula. Introdução ao processamento de sinais multimédia. Sincronização entre os diversos media. Técnicas de captura de informação multimédia. Edição linear e não linear de vídeo e áudio. Hipertexto e Hipermédia ? conceitos básicos e história. Hipervídeo. Princípios de Desenho em Multimédia. Princípios de Desenho Hipermédia. XML e Multimédia. SMIL e SVG. Linguagens de Scripting e aplicações Interactivas. Multimédia e Redes. Recuperação de Informação Multimédia baseada em conteúdo. Bases de dados multimédia.
Metodologia de avaliação
Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Secundária
The Non-Designer?s Design Book, 3rd Ed.