Disciplina
Aplicações e Computação para a Internet das Coisas
Área
Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Arquitectura de Computadores e Sistemas Embebidos
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Nível
Exame (50%) + Laboratório (inclui projecto) (50%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Dotar os alunos de conhecimentos sobre sistemas ciberfísicos com ênfase na concepção, desenvolvimento e teste de aplicações. Abordar a especificidade dos sistemas embebidos ciberfísicos que suportam a Internet das Coisas no que se refere à programação das interfaces ciberfísicas e às arquitecturas de software destes sistemas. Em particular estudar as arquitecturas de software e os padrões de desenho mais comuns; analisar as abordagens às restrições de desempenho, energia e custo dos sistemas; estudo de casos e domínios aplicacionais relevantes - identificação e acesso a serviços baseados em meios electrónicos (smart cards) e biométricos, sensores em dispositivos pessoais (smartphones).
Programa
Introdução: Objectivos e organização da disciplina. Características dos sistemas ciberfísicos na Internet das Coisas (IoT): requisitos, ciclo de vida, factores económicos. Interfaces e dispositivos de Entrada/Saída. Serviço das Entradas/saídas. Avaliação de desempenho (latência, largura de banda, precisão, resolução). Interface com o mundo físico: Interfaces ciberfísicas (interacção lógica com sensores e actuadores). Arquitecturas de Software: Plataformas de execução. Avaliação de desempenho: carga, latência. (Round robin, escalonamento de funções, preempção.) Padrões de desenho em sistemas embebidos. Requisitos não funcionais: Tempo de execução, gestão de energia, ocupação de memória. Sistemas de Tempo-Real. Tolerância a Faltas. Estabilidade. Concepção e Desenho de Sistemas Embebidos. Ciclo de desenvolvimento de programas. Estudo de casos e domínios aplicacionais.
Metodologia de avaliação
Exame (50%) + Laboratório (inclui projecto) (50%).
Pré-requisitos
Conhecimentos (nível introdutório) de programação (linguagens C, C++), sistemas operativos e arquitectura de computadores.
Componente Laboratorial
Três trabalhos de laboratório e um projecto realizados por grupos de alunos. O projecto terá uma fase de integração dos projectos dos vários grupos de cada turno de laboratório.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Explicitar as valências de computação e programação em UCs de 1º ciclo, de acordo com o definido pela Comissão de Computação e Programação, indicando qual a percentagem das suas componentes de avaliação que contempla a análise das valências de computação e programação. Explicitar outras valências de computação e programação Esta medida traduz-se ao longo de todo o 1º ciclo em pelo menos 6 ECTS (a somar a 6 ECTS da UC de Conceitos Básicos de Programação).
Componente de Competências Transversais
- Estruturação do conhecimento. - Trabalho de equipa. - Proactividade e espírito de iniciativa. Liderança. - Comunicação escrita e oral. (Componentes exercidas no percurso de laboratório e projecto.)
Bibliografia
Principal
"High-Performance Embedded Computing: Architectures, Applications, and Methodologies"
Introduction to Embedded Systems: A Cyber-Physical Systems Approach
LeeSeshia.org (or 2nd ed., MIT Press, 2017).