Disciplina
Interfaces Pessoa Máquina
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
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LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
Nível
Exames - 40% ; Aulas de Laboratório - 25% ; Projecto da Cadeira - 35%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Aprender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de Interfaces Utilizador usáveis. Identificar os utilizadores e as tarefas que estes desejam realizar com o sistema interactivo a ser desenvolvido. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam. Identificar os factores críticos no desenho de interfaces. Compreender e adoptar compromissos entre as várias restrições a que está sujeito o desenho da interface. Enquadrar o desenho de interfaces no projecto de engenharia informática.
Programa
Introdução Introdução e Apresentação Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade II - Perceber os utilizadores e as Tarefas Análise de Tarefas I e II Factores Humanos I e II III - Desenho de Sistemas Interactivos Modelos Mentais e Conceptuais I e II Prototipagem IV - Avaliação Por Peritos (Aval. Heurística) Preditiva (Modelos de Utilizador) Com Utilizadores Análise dos Dados da Avaliação V - Desenho e Construção de Interfaces Visuais Dispositivos de Interacção Estilos de Interacção Desenho de Ecrãs Documentação e Ajudas VI - WWW Desenho de Páginas Web Padrões de Desenho Web Personalização de Homepages e Standards VII - Desenvolvimento e Toolkits Model-View-Controller Toolkits (saída) Toolkits (entrada)
Metodologia de avaliação
Exames - 40% ; Aulas de Laboratório - 25% ; Projecto da Cadeira - 35%
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Introdução ao Design de Interfaces
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves
Secundária
Human-Computer Interaction (3rd ed.)
Interaction Design – beyond computer interaction (3rd ed.)