Disciplina
Interacção Pessoa-Máquina
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Interacção Pessoa-Máquina
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Informática e de Computadores > Interacção Pessoa-Máquina
LEBiom 2021 > LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Interacção Pessoa-Máquina
LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Interacção Pessoa-Máquina
LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Interacção Pessoa-Máquina
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Interacção Pessoa-Máquina
Nível
60% Laboratórios (L) + 40% Exame Final (E) ; Nota Final: 0.6xL + 0.4xE Nota Mínima: 9,5 no (L) e 9,5 no (E) Os alunos trabalhadores estudantes devem ser reconhecidos formalmente reconhecidos como tal e podem desenvolver a componente de laboratório individualmente.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Aprender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de dispositivos, sistemas e serviços interactivos. Identificar os utilizadores, as tarefas e os contextos de utilização. Conhecer as limitações das diferentes tecnologias e disposivos de interação. Compreender o processo iterativo e incremental de design de sistemas e serviços interactivos. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam aos diferentes contextos de utilização. Compreender e adoptar compromissos entre as várias restrições a que está sujeito o processo de desenvolvimento de sistemas e serviços interactivos. Enquadrar a área de interação pessoa-máquina no contexto da engenharia informática e de computadores.
Programa
Introdução: perpectiva história da importância da interação pessoa-máquina na engenharia informática e de computadores. Exemplos paradigmáticos de tecnologias, dispositivos, sistemas, serviços e aplicações interactivas. Modelos de percepção e actuação. O processo de desenvolvimento iterativo e incremental de sistemas e serviços interactivos. Geração de ideias e avaliação: Métodos e técnicas de prototipagem: baixa, média e alta fidelidade. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores e dos contextos de utilização. Avaliação preditiva, avaliação heurística e avaliação participada.Desenho e Construção de Interfaces Visuais: dispositivos, estilos e tecnologias de interação.
Metodologia de avaliação
60% Laboratórios (L) + 40% Exame Final (E) ; Nota Final: 0.6xL + 0.4xE Nota Mínima: 9,5 no (L) e 9,5 no (E) Os alunos trabalhadores estudantes devem ser reconhecidos formalmente reconhecidos como tal e podem desenvolver a componente de laboratório individualmente.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de programação.
Componente Laboratorial
Os alunos trabalham em grupos de três em laboratórios de aula por meio de uma sequência de três pequenos projetos (bakeoffs).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.
Bibliografia
Principal
Introdução ao Design de Interfaces (3ª Edição)
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves
Human-Computer Interaction (3rd ed.)
Interaction Design – beyond computer interaction (3rd ed.)