Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

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Nível

60% Laboratórios (L) + 40% Exame Final (E) ; Nota Final: 0.6xL + 0.4xE Nota Mínima: 9,5 no (L) e 9,5 no (E) Os alunos trabalhadores estudantes devem ser reconhecidos formalmente reconhecidos como tal e podem desenvolver a componente de laboratório individualmente.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Aprender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de dispositivos, sistemas e serviços interactivos. Identificar os utilizadores, as tarefas e os contextos de utilização. Conhecer as limitações das diferentes tecnologias e disposivos de interação. Compreender o processo iterativo e incremental de design de sistemas e serviços interactivos. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam aos diferentes contextos de utilização. Compreender e adoptar compromissos entre as várias restrições a que está sujeito o processo de desenvolvimento de sistemas e serviços interactivos. Enquadrar a área de interação pessoa-máquina no contexto da engenharia informática e de computadores.

Programa

Introdução: perpectiva história da importância da interação pessoa-máquina na engenharia informática e de computadores. Exemplos paradigmáticos de tecnologias, dispositivos, sistemas, serviços e aplicações interactivas. Modelos de percepção e actuação. O processo de desenvolvimento iterativo e incremental de sistemas e serviços interactivos. Geração de ideias e avaliação: Métodos e técnicas de prototipagem: baixa, média e alta fidelidade. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores e dos contextos de utilização. Avaliação preditiva, avaliação heurística e avaliação participada.Desenho e Construção de Interfaces Visuais: dispositivos, estilos e tecnologias de interação.

Metodologia de avaliação

60% Laboratórios (L) + 40% Exame Final (E) ; Nota Final: 0.6xL + 0.4xE Nota Mínima: 9,5 no (L) e 9,5 no (E) Os alunos trabalhadores estudantes devem ser reconhecidos formalmente reconhecidos como tal e podem desenvolver a componente de laboratório individualmente.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de programação.

Componente Laboratorial

Os alunos trabalham em grupos de três em laboratórios de aula por meio de uma sequência de três pequenos projetos (bakeoffs).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.

Bibliografia

Principal

Introdução ao Design de Interfaces (3ª Edição)

Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves

2017 (Out.)

FCA


Human-Computer Interaction (3rd ed.)

Alan Dix et al.

2004

Prentice Hall


Interaction Design – beyond computer interaction (3rd ed.)

Jenny Preece et al.

2011

John Wiley