Disciplina
Realidade Virtual
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
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Nível
Projecto 70% Tres Mini Testes 30%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Os alunos devem ser capazes de: Compreender os elementos, arquitetura, entrada e saída de dispositivos de sistemas de realidade virtual e aumentada. Desenvolver e avaliar aplicações interactivas 3D envolvendo saída estereoscópicas, hardware de realidade virtual e interfaces de utilizador 3D
Programa
1 sistemas VR e História da VR VR como uma disciplina. Recursos básicos dos sistemas VR. Arquitetura de sistemas VR. 2 hardware VR Hardware de entrada VR: sistemas de rastreamento, sistemas de captura de movimento, luvas de dados. Hardware de saída do VR: displays visuais. Visão estereoscópica 3 Fundamentos do sistema visual humano. Sinais de profundidade. Estereopse. Disparidade e paralaxe. 4 Representação Haptica e Multissensorial Sentido háptico. Dispositivos hápticos. Técnicas para representação háptica Desenvolvimento de software 5 VR Desafios no desenvolvimento de software VR. Windowing, visualização, entrada / saída e questões de rede. Desenvolvimento de software 6 VR Software AR. Parâmetros da câmara e calibração da câmara. Realidade aumentada baseada em marcadores. Reconhecimento de padrões. AR Toolkit 7 interfaces de usuário 3D Porque interfaces 3D. Principais tarefas em VE. Técnicas de interação para seleção, manipulação e navegação. Avaliação 3DUI. 8 Presença conceito, definição, medição e aplicações.
Metodologia de avaliação
Projecto 70% Tres Mini Testes 30%
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality
Secundária
3D User Interfaces: Theory and Practice
Bowman, Doug A.; Kruijff, Ernst; LaViola Jr., Joseph J.; Poupyrev, Ivan