Dissertação

{pt_PT=Desenvolvimento de um Modelo Aerodinâmico para um Ciclocóptero} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos o interesse por “drones” (veículos aéreos não tripulados), tem aumentado no setor militar, no setor de vigilância, na meteorologia, no entretenimento, entre outros, pelo que a necessidade de realizar um estudo de otimização do veículo é essencial. O objectivo principal desta tese é de estudar o funcionamento geral de um ciclocóptero (um tipo de drone cujas lâminas/asas giram paralelamente ao eixo de rotação), principalmente perceber a maneira de desenvolver sustentação e força propulsiva neste tipo de aparelho. Apresentar-se-ão os aspectos estruturais fundamentais para a construção de um ciclocóptero e os aspectos aerodinâmicos que regem o seu comportamento. Serão explicados os modelos numéricos que podem ser aplicados a este tipo de aeronaves, as vantagens, desvantagens e possíveis simplificações. Usando estes modelos numéricos será explorado como se comporta o ciclócóptero (ao nível das forças produzidas) quando se varia algumas características como o ângulo de ataque, o diâmetro do rotor e a velocidade de rotação., en=In the last few years the interest for "drones" (unmanned aerial vehicles) have increased in several sectors. In the military sector, in video surveillance, in meteorology, entertainment, among others, the need to conduct a vehicle optimization was essential. The main goal of this thesis is to study the general behavior of a cyclocopter (a type of drone whose blades/wings rotate parallel to the axis of rotation), but mainly to understand the way to develop propulsion and propulsive force in this type of equipment. The fundamental structural aspects in order to build a cyclocopter among the aerodynamic aspects that govern their behavior will be introduce. It will also be explained the numerical models that can be applied to this type of aircraft, the advantages and disadvantages, possible simplifications. By using this numerical models it will be explored the way that a cyclocopter behave (produced forces) when some of the characteristics like the angle of attack, the rotor diameter and the rotation speed are varied.}
{pt=ciclocópetro, rotor, aerodinâmica variável, tubo único, tubo duplo, en=cyclocopter, rotor, unsteady aerodynamics, single streamtube, double-multiple streamtube}

Abril 26, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar