Disciplina Curricular

Pgp - Trabalho Cooperativo, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional PTCGCAO

Diploma de Formação Avançada em Sistemas de Informação - POSI2007

Contextos

Grupo: POSI2007 > 3º Ciclo

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo da unidade curricular é apresentar os conceitos e metodologias relacionados com a problemática do conhecimento e da aprendizagem nas organizações e da gestão do conhecimento organizacional numa perspetiva de aplicação à realidade empresarial no contexto global atual de uma “Learning Organization”. Pretende-se que os alunos venham a: • Construir um ambiente de trabalho colaborativo para o Curso com recurso a plataformas computacionais. • Compreender a importância da gestão do conhecimento organizacional. • Perceber a dinâmica de grupo na geração de valor no conhecimento, o grupo como “Comunidade de Aprendizagem”. • Adquirir capacidades de análise e implementação de processos de gestão estratégica para diferentes tipos de organizações. • Aferir a mais-valia da conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. • Perceber a dinâmica das redes sociais fora e dentro da organização. • Conhecer as metodologias de Engenharia do Conhecimento.

Programa

Este módulo tem suporte pelo seu corpo docente específico – recém-graduados do POSI, com experiência profissional em redes sociais e dinâmica de grupos – que procurará acima de tudo ajudar os alunos individualmente e em grupo a tirar partido do ambiente proporcionado durante o curso. O programa inclui as seguintes matérias teóricas: • Learning Organization; • Gestão do Conhecimento; • Comunidade de Aprendizagem; • Pirâmide de Maslow; • Negociação; • Modelo SECI; • Protégé; • CommonKADS; • Big Data; • Cibersegurança; • As redes sociais

Metodologia de avaliação

A avaliação da unidade curricular é feita através de: • Trabalho de Grupo (40%) • Trabalho Individual (40%) • Trabalho do Curso (20%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre